
Prefeitura de Dourados Reforça Apoio a Projetos de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres
Em uma demonstração de compromisso e apoio às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Pre...
De proposição do vereador Sergio Nogueira, o Maio Laranja visa o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
O vereador Sergio Nogueira (PSDB) comemorou a sanção da Lei 4.258, de 30 de abril de 2019, publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial de Dourados, que institui o “Maio Laranja”, mês para prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Em alusão ao projeto, no dia 14 deste mês será realizado o 1º Seminário e Audiência Pública de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes.
Segundo a Lei, fica instituído 18 de maio como o Dia Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sendo realizada a semana, a que estiver incluída o dia 18, e o mês de conscientização, além de criar o Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No período de conscientização e enfretamento, serão realizadas ações educativas e preventivas, coordenadas pelo Comcex (Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes), em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e de Assistência Social, Câmara Municipal, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), conselhos tutelares, PRF (Polícia Rodoviária Federal), associações sem fins lucrativos, escolas da Rede Municipal, Estadual e particular de ensino, faculdades, igrejas e demais entidades interessadas.
Durante sessão ordinária da Casa de Leis, Sergio Nogueira usou a tribuna livre para celebrar a aprovação e sanção da Lei e convidar a população para participar do seminário. “Convidamos a todos que se unam às atividades que teremos na Câmara, porque teremos autoridades, pessoas que pesquisam sobre o assunto, para que este mal, que destrói a vida das pessoas, seja banido da sociedade”, comentou.
O seminário contará com palestras que abrangerão o tema, como da psicanalista Viviane Machado de Melo Vazes, que falará sobre ‘Infância Amputada - O Cuidado de Vítimas de Violência Sexual e Prostituição’. De acordo com o parlamentar, Viviane realiza um trabalho em Campo Grande com garotas de programa que vivem nas ruas da Capital e, conforme dados apresentados, em mais de 60% dos casos de mulheres que vão para as ruas, têm como origem o abuso sexual na infância.
“A violência sexual agride o futuro, violenta uma vida, destrói um ser humano. Devemos enfrentar isso. Este trabalho não deve ficar somente para o Comsex”, ressaltou o vereador propositor da Lei. “Hoje podemos celebrar o Maio Laranja, desta forma nos unimos contra este crime. Não podemos conviver com esta situação sem fazer o enfrentamento”, completou.
O 1º Seminário e Audiência Pública de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes acontece no dia 14 de maio, a partir das 7h30, na Câmara Municipal, localizada na Avenida Marcelino Pires, nº 3495.
Em uma demonstração de compromisso e apoio às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Pre...
A Prefeitura de Dourados, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria Munic...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...