Pequena árvore frutífera (Ameixa Amarela) está fazendo o maior sucesso no centro de Dourados
Em pleno centro de Dourados, uma pequena árvore frutífera originária do Japão e da China, vem fazendo muito su...
Secretarias municipais tem se organizado para realizar a retirada de espécies em estado crítico, com risco eminente de queda, bem como para fazer o plantio de mudas nativas do bioma local
Trabalho em equipe de Secretarias Municipal removeu espécies com risco de queda no interior da Feira Central de Dourados
Trabalho em equipe entre as Secretarias Municipais de Dourados tem removido árvores que oferecem riscos à população. A mais recente mobilização conjunta ocorreu no interior da Feira Municipal “Prefeito João Totó Câmara”, também conhecida como Feira Central. Localizada na Rua Cafelândia, no Jardim São Pedro, o espaço teve seis espécies removidas. A medida é preventiva e visa garantir a segurança tanto dos feirantes quanto dos milhares de consumidores que passam pelo local todos os finais de semana.
Conforme o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, a ação em conjunto é um pedido do prefeito Marçal Filho, que tem buscado transformar os espaços públicos da cidade, com foco em uma cidade mais bonita e com espaços agradáveis para as famílias desfrutarem.
Na última chuva acompanhada de vento, semana passada, uma árvore caiu nas imediações da feira e danificou um veículo. Bruno Pontin explica que já havia uma autorização para remoção desde 2023. “Já era para ter retirada há mais de um ano, mas não foi feito. Agora temos esse desafio de remover essas espécies pela cidade e somente na Feira Central foram seis”, disse o secretário.
Por meio da alteração do artigo 32, da Lei n 4.698 de 2021, que dispõe sobre o monitoramento da vegetação arbórea e estímulos à preservação das áreas verdes no Município de Dourados, a prefeitura poderá dar mais celeridade na remoção de árvores.
Com essa mudança, o Instituto do Meio Ambiente (Imam) trabalhará de forma alinhada com a Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e Corpo de Bombeiros para atendimentos a chamados de urgência com queda de árvore durante eventos climáticos adversos ou de forma preventiva. A análise da condição da árvore será feita pelos próprios agentes das entidades, após capacitações do Imam, a respeito destes processos, e do que levar em consideração para ‘condenar’ ou não a espécie.
Paralelo a esse trabalho, a Prefeitura de Dourados publicou edital do Imam para a contratação de empresa especializada no mapeamento e manejo de árvores doentes no município. O contrato prevê a supressão de árvores em estado crítico, ou seja, aquelas que apresentam risco eminente de tombar sobre casas e carros, bem como o plantio de mil mudas nativas do bioma local, com o objetivo de revitalizar e preservar a arborização da cidade.
De acordo com o edital, divulgado no Diário Oficial do Município, o trabalho também inclui a trituração e remoção de resíduos vegetais, realização de tomografia 3D para diagnóstico preciso e tratamento fitossanitário de árvores tombadas como patrimônio histórico.
Árvores foram removidas no interior da Feira Central
Em pleno centro de Dourados, uma pequena árvore frutífera originária do Japão e da China, vem fazendo muito su...
A prefeita Délia Razuk participou na manhã desta terça-feira (14) do início do plantio de 1700 mudas de espéci...
O governador Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu com o prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB) na tarde de sexta...
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) realiza a segunda ediçã...
Pela primeira vez, haverá um concurso público para a seleção de titulares e interinos de cartórios, e as inscr...
Damian, um pinscher espertíssimo, sumiu, aos 5 anos, e deixou sua família humana desolada. De repente, oito an...
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, depositou nesta sexta-feira (31) R$ 7.763....