
Atriz Karina Bacchi deu a luz a um menino, que é fruto de uma produção independente
Atriz Karina Bacchi deu a luz a seu primeiro filho, Enrico, menino é fruto de uma produção independente. "Minh...
É considerada planta invasora de alta invasividade, o que é facilmente verificável, pois em matas secundárias esta espécie é muito freqüente.
Em pleno centro de Dourados, uma pequena árvore frutífera originária do Japão e da China, vem fazendo muito sucesso entre os comerciantes e pelas pessoas que por ela passam. A beleza divina está repleta de frutos, e além de proporcionar uma vista linda, por ser pequena, várias pessoas aproveitam para apanhar seus frutos que são deliciosos. A revista DaGente flagrou e registrou uns desses momentos.(fotos)
Conheçam mais sobre esta maravilha
· Nome Científico: Eriobotrya japonica
· Sinonímia: Photinia japonica, Nespilus japonica
· Nomes Populares: Nêspera, Nespereira, Ameixa-americana, Magnório, Ameixa-japonesa, Ameixa-do-Japão, Ameixa-do-pará, Ameixeira-japonesa, Magnório, Ameixeira-amarela
· Família: Rosaceae
· Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Medicinal
· Clima: Subtropical, Temperado,Tropical
· Origem: Ásia, Japão
· Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros
· Luminosidade: Sol Pleno
· Ciclo de Vida: Perene
A nespereira ou ameixa amarela é uma arvoreta perenifólia, frutífera, originária do Japão e china, e possui vitamina B1 0,02(mg), Vitamina B2 0,05(mg), Niacina 0,3(mg), Vitamina C 10(mg) e é conhecida em diversas partes do mundo pelos seus saborosos frutos. Apresenta tronco curto e avermelhado, com copa arredondada e ramagem nova recoberta por lanugem. Em altura pode alcançar até 10 metros, mas geralmente não ultrapassa os 4 metros.
O fruto que se segue é do tipo baga, de cor amarela, laranja ou rosada, piriforme ou globular, e contém de 1 a 5 sementes grandes. Conforme vão amadurecendo, os frutos vão perdendo gradativamente os pelos que recobrem sua fina casca. A nêspera é doce, suculenta, ácida e rica em pectina. Ela pode ser consumida natural ou em sucos, compotas, geléias, licores, tortas, etc.
A nespereira ou ameixa amarela é uma árvore bastante interessante para pomares domésticos, pois além de ornamental e frutífera, ela é muito resistente as pragas e doenças, não exigindo a aplicação de defensivos químicos, ao contrário de outras frutíferas mais populares. A criançada adora subir nesta árvore e puxar os seus ramos para comer os frutos direto do pé. É também uma opção excelente para atrair a avifauna silvestre para o quintal. Sua copa cheia e folhas grandes conferem sombra e um visual bastante tropical ao jardim.
Fitoterapia
Os frutos servem para o preparo de um xarope utilizado para combater a tosse, e para baixar a pressão arterial. Os índios Guarani utilizam-se desta planta para tratamento das dores de ouvido, chamando-a de nhambi kue, pois as gemas apicais assemelham-se ao lóbulo da orelha.
Fitoeconomia
Espécie esporadicamente utilizada como ornamental frutífera em jardins e pomares caseiros. Os seus frutos são muito apreciados por várias espécies de pássaros, como sanhaços e tucanos, os quais são os responsáveis pela ampla dispersão da espécie nas matas.
Injúria
É considerada planta invasora de alta invasividade, o que é facilmente verificável, pois em matas secundárias esta espécie é muito freqüente.
Atriz Karina Bacchi deu a luz a seu primeiro filho, Enrico, menino é fruto de uma produção independente. "Minh...
Nessa semana, a pedido da prefeita Délia Razuk, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar de Do...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...
Entre os dias 3 e 12 de novembro, a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado realizam a Caravana da Castra...
Mato Grosso do Sul foi oficialmente criado em 11 de outubro de 1977, há 48 anos. A data ficou marcada por uma...
No próximo 15 de outubro, o Dia dos Professores convida não apenas a celebrar, mas também a refletir sobre um...