Imam leva conscientização com diversas ações para marcar Dia do Meio Ambiente
Em parceria com várias instituições, o Imam (Instituto Municipal do Meio Ambiente de Dourados) desenvolveu na...
É preciso que a população se conscientize que não é correto descartar lixo nas vias públicas, muito menos em áreas ambientais, e procure utilizar as caçambas para o descarte dos restos de construção civil.
Caminhão flagrado descartando restos de construção civil em área de proteção ambiental foi apreendido e o proprietário multado
O descarte de entulhos e restos de construções em áreas de proteção ambiental constitui-se crime e essa prática tem sido combatida de forma rigorosa em Dourados. Recentemente, o Imam (Instituo de Meio Ambiente) anunciou a disponibilização de caçambas para a coleta dos resíduos da construção civil para pequenos usuários, inicialmente, nos ecopontos do Parque do Lago (rua Lindalva Marques), Vila Cachoeirinha e Parque das Nações.
No entanto, ainda há os que preferem descartar todo tipo de material em áreas públicas, muitas delas consideradas de proteção ambiental. Foi o caso registrado nesta quinta-feira (14), quando, por volta de 9h50, uma guarnição da Guarda Municipal foi acionada para apoiar fiscal do Imam que flagrara o descarte de resíduos sólidos oriundos da construção civil (plásticos, madeiras, ferragens, entre outros) em área de preservação ambiental denominada ZEIA (Zona Especial de Interesse Ambiental) e também APP (Área de Proteção Permanente), na região do Jardim Flórida II.
No local, o fiscal informou que o condutor de um caminhão Mercedes Benz L1620, ano 1996, da cor branca, placas HRI 0302, de Dourados, ao ser abordado descartando entulho, abandonou o veículo com a chave na ignição. Identificado, o proprietário do caminhão foi arrolado como infrator e o veículo apreendido e encaminhado para o 1º Distrito Policial.
Lavrado o auto de infração, o proprietário do caminhão foi multado em R$ 3 mil e ainda notificado a recolher todo o material da área, destinando-os a um local adequado e informar ao Instituto do Meio Ambiente sobre a destinação e ainda comprovar que o local está limpo. O não cumprimento, no prazo de 30 dias, poderá acarretar em outras penalidades previstas na legislação ambiental vigente.
ECOPONTOS
O diretor-presidente do Imam, Fábio Luís da Silva, menciona que é preciso que a população se conscientize que não é correto descartar lixo nas vias públicas, muito menos em áreas ambientais, e procure utilizar as caçambas para o descarte dos restos de construção civil.
Os ecopontos do Parque do Lago (rua Lindalva Marques), Vila Cachoeirinha e Parque das Nações funcionam no horário das 7h30 às 17 horas.
Em parceria com várias instituições, o Imam (Instituto Municipal do Meio Ambiente de Dourados) desenvolveu na...
Uma equipe da Guarda Municipal Ambiental flagrou neste domingo (12) dois homens descartando restos de materiai...
Quem imaginaria que uma DJ idosa, de 81 anos, se tornaria uma das mais cogitadas das pistas de dança, inclusiv...
O distrito de Vila Formosa, em Dourados, começou a receber nesta terça-feira (11) o mutirão de atendimentos do...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou na edição desta terça-feira (1...
Imagina um plástico biodegradável mais resistente do que o plástico comum e feito a partir do bambu. Ele exist...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Fundação de Espor...