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IA também permite analisar e observar a qualidade dos serviços públicos
Assistentes virtuais, reconhecimento facial, sistema de GPS e até mesmo a previsão do tempo, são alguns exemplos de como a Inteligência Artificial (IA) está presente em nosso dia a dia. À medida que a tecnologia avança, mais aplicações da IA são implementadas em nosso cotidiano.
Para simplificar, a Inteligência Artificial é um sistema que pode aprender com a experiência, raciocinar e interagir com humanos em linguagem natural, semelhante à inteligência humana. A utilização dessa tecnologia pode melhorar a vida das pessoas, tornando-a mais eficiente e segura ao oferecer soluções personalizadas para suas necessidades e demandas individuais.
Com função de processar um grande número de dados e apontar padrões que auxiliem nas tomadas de decisão, empresas estão implementando a inteligência artificial para tornar os processos mais ágeis e eficazes. Exemplos são os chatbots que passam a ser utilizados no atendimento aos clientes e a área financeira que se beneficia da capacidade de processar e analisar um grande volume de dados.
A automatização de processos, a melhoria da eficiência, a ajuda na tomada de decisões e a prevenção de erros humanos são algumas das contribuições da IA para a humanidade. Além disso, está sendo usada para solucionar doenças, mudanças climáticas e desigualdades sociais.
De acordo com os índices de Oxford Insights e International Development Research Center, a previsão é das tecnologias de inteligência artificial (IA) adicionarem US$ 15 trilhões à economia global até 2030, sendo um grande agente de transformação dos governos de todo o mundo.
Essa pesquisa feita pelo Government AI Readiness Index em 2019, com o apoio do International Development Research Center (IDRC), classifica os governos de 194 países e territórios de acordo com sua preparação para usar a IA na prestação de serviços públicos.
Caminhando para sua expansão, atualmente, a gestão pública brasileira tem se beneficiado com o uso da tecnologia, trazendo resultados positivos em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana, tornando seus processos mais céleres e transparentes.
“Por meio da inteligência artificial, é possível analisar e observar a qualidade dos serviços públicos, como transporte, saneamento básico e segurança, além de monitorar áreas de risco para prevenir enchentes, por exemplo. Também possibilita a identificação de fraudes, automatiza tarefas e otimiza os processos para melhorar a prestação e desenvolvimento de serviços”, destacou o especialista em gestão pública, Diego Ferreira, que atua na Digix, empresa de tecnologia sul-mato-grossense.
As práticas do governo têm sido aprimoradas com o uso da inteligência artificial, seja para atividades internas, como as compras governamentais, ou externas, como os serviços públicos utilizados pela população.
O futuro da IA aponta para uma tecnologia cada vez mais transparente, eticamente construída e presente nas tarefas do dia a dia dos cidadãos e até mesmo em órgãos públicos.
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