Indústrias da Coamo começam a operar em setembro
A partir de setembro deste ano, entrarão em operação definitiva em Dourados as duas fábricas da Coamo Agroindu...
Sesi de Mato Grosso do Sul em parceria com a Lego tem ensinado gratuitamente robótica para crianças de 7 a 11 anos de idade
Um projeto inédito do Sesi de Mato Grosso do Sul em parceria com a Lego tem ensinado gratuitamente robótica para crianças de 7 a 11 anos de idade matriculadas em escolas públicas ou dependentes de trabalhadores da indústria de 35 cidades do Estado
Trata-se do Projeto Sesi e Lego nas Bibliotecas da Indústria do Conhecimento, que promove a oferta de educação tecnológica já foram 10.453 matrículas e 2.613 crianças beneficiadas até o primeiro semestre deste ano. Segundo a gerente de educação do Sesi de Mato Grosso do Sul, Simone de Figueiredo Cruz, cada uma das 39 bibliotecas da Indústria do Conhecimento instaladas nessas 35 cidades tem capacidade para atender até 120 crianças distribuídas nos turnos matutino e vespertino. “Os horários das aulas são definidos pelos monitores das bibliotecas conforme o cronograma de atendimento e especificidades do município”, detalhou, completando que as bibliotecas estão oferecendo quatro temporadas distintas: amarela, azul, verde e roxa.
No caso da temporada amarela, as bibliotecas abordam o jogo de futebol de robôs, em que os alunos têm de construir o robô chutador, enquanto no mundo da biologia serão estudos os animais mais fortes da natureza. “As outras atividades são a montagem do robô-mariposa para ver como os insetos são estimulados pela luz e como desvendar os mistérios que existem no deserto”, detalhou.
Já na temporada azul os alunos fazem a montagem de um surfista mecânico para descobrir mais sobre os benefícios da água e as aventuras dos esportes aquáticos. “A temporada verde tem como foco o estímulo às atividades físicas, bem como fazer os alunos cumprirem uma missão que envolve espécies em extinção e a cura de doenças, além de viajar para o mundo dos efeitos especiais do cinema e conhecer as fantásticas invenções humanas”, explicou.
Na temporada roxa, as monitoras concentram as atividades nas opções que oferecem os parques de diversões, tendo os alunos de construir, com o kit WeDo, muitos brinquedos, como a xícara maluca e o barco viking. “Além disso, eles ficarão por dentro de muitos assuntos, como as tecnologias envolvidas em um videogame e porque algumas pessoas gostam de ir a brinquedos radicais”, ressaltando que o projeto segue premissas como a criança deve estar matriculada na rede pública de ensino ou ser dependente do trabalhador da indústria, apresentar comprovante de matrícula anualmente e manter presença de 95% dos encontros.
Na avaliação dos pais e professores, os cursos gratuitos de robótica disponibilizados pelo Sesi e Lego vieram para somar na educação das crianças. “Esse curso de robótica é bom, não só porque você monta os robôs, mas também aprende sobre outras áreas, como a Ciências e Matemática. É muito importante para o desenvolvimento de nossos filhos”, garantiu Jefferson Rodrigues Garcia, pai de um dos alunos da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Coxim.
A professora Rose Ferreira, que leciona em uma escola municipal em Brasilândia, acrescenta que as crianças que participam das aulas de robótica do Sesi e Lego apresentaram melhora no raciocínio lógico matemático e estão mais criativas, mais organizadas, independentes e conseguem resolver os desafios apresentados com mais rapidez, o que facilita a construção do conhecimento aplicado. “A socialização com os colegas melhorou, demonstram respeito para com outros alunos e professores. Com certeza estas crianças estarão mais preparadas para os desafios educacionais e profissionais que as esperam futuramente”, analisou.
A partir de setembro deste ano, entrarão em operação definitiva em Dourados as duas fábricas da Coamo Agroindu...
O governo brasileiro assinou o primeiro acordo para as indústrias reduzirem o teor de açúcar nos alimentos que...
Pela primeira vez, haverá um concurso público para a seleção de titulares e interinos de cartórios, e as inscr...
Damian, um pinscher espertíssimo, sumiu, aos 5 anos, e deixou sua família humana desolada. De repente, oito an...
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, depositou nesta sexta-feira (31) R$ 7.763....
O prefeito Marçal Filho (PSDB) se reuniu nesta sexta-feira (31) com o senador Nelsinho Trad (PSD) para discuti...
Estão isentos em Dourados do processo de licenciamento ambiental os projetos de piscicultura que somem até doi...