
Weslei Queiroz é efetivado na Cultura
O servidor público Weslei de Queiroz Santos, 31, foi efetivado secretário municipal de Cultura e reassumiu as...
A Banda Lira Douradense, que estava com as atividades paralisadas, está sendo reativada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura - SEMC.
Em reunião com a prefeita Délia Razuk nesta quarta-feira (09), o secretário interino de Cultura, Weslei Queiroz, e o maestro Levi, da banda do Exército, receberam a confirmação de que o município vai dar prosseguimento ao trabalho da banda, criada em 1974, por lei municipal.
Incentivadora da arte e cultura, Délia Razuk disse que a prefeitura vai se empenhar para oferecer todo o suporte necessário à reativação da Lira. “O que depender de nós para que a banda volte a se apresentar e levar a arte musical para nossa população, sem dúvida alguma será feito; o que não podemos é deixar uma banda que faz parte da história da nossa cidade continuar parada, sem mostrar a arte musical para todos”, disse.
“Gostaria inclusive que vocês reunissem os músicos e preparassem uma bela apresentação já para a programação do Natal Para Todos e do aniversário da cidade”, solicitou a prefeita de Dourados.
O secretário de Cultura Weslei Queiroz informou que o município está viabilizando a inauguração da “Casa das Artes”, no Parque dos Ipês, para que a banda ofereça aulas de músicas e possa também fazer os seus ensaios. Além de disponibilizar um espaço com condições para a prática da arte musical, o município também irá avaliar as condições dos instrumentos e uniformes que eram utilizados pelo grupo. Se for preciso, novos instrumentos serão adquiridos.
“A Banda Lira Douradense é uma demonstração viva de nossa cultura e isso precisa ser valorizado”, ressaltou Weslei Queiroz. Contente e emocionado com a decisão da prefeita Délia, em retomar as atividades da banda, o maestro Levi disse que vão tentar reunir o quanto antes os integrantes da Lira Douradense para que voltem aos ensaios.
A banda é formada por pessoas da sociedade civil que atuam voluntariamente. Considerada em 1979 como de utilidade pública, a banda chegou a ter 23 músicos e 15 alunos inscritos nas aulas de teoria musical, que eram ministradas gratuitamente. A Lira Douradense chegou a ser a campeã nacional, na década de 80, do Concurso de Bandas e Fanfarras na categoria banda musical.
A banda teve suas atividades paralisadas e, em 2010, foi reativada pela então prefeita interina Délia Razuk à época. “Estamos muito contentes com a decisão da prefeita em prosseguir com este projeto, a banda é um incentivo cultural à sociedade, às crianças. Este era um sonho que para nós nunca morreu e que agora a prefeita nos dá a satisfação de que vamos ver novamente a sua realização”, afirmou o maestro Levi.
A SEMC abrirá inscrições para a população que tiver interesse em fazer parte da Banda. Informações pelo telefone da Secretaria (67) 3411-7709
O servidor público Weslei de Queiroz Santos, 31, foi efetivado secretário municipal de Cultura e reassumiu as...
A vereadora duas vezes mais votada, Délia Razuk (PR) venceu as eleições municipais deste ano em Dourados. Com...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação...
De acordo com Stella Martins, especialista em dependência química da área de Pneumologia no Hospital das Clí...
A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não se limita a leis no papel ou campanhas pon...
A 7ª edição da Feira do Panamá, que celebra a Páscoa e o mês dos Povos Originários, terá uma participação dife...
O café, companheiro inseparável de milhões de brasileiros, está pesando cada vez mais no bolso. De acordo com...