Imunização de crianças contra Covid-19 começa na semana que vem em Dourados
A prefeitura de Dourados, por meio do Setor de Imunização, deu início ao planejamento da vacinação de crianças...
Todas as Unidades Básicas de Saúde recebem nesta terça reforço de doses de vacina de sarampo em Dourados
Todas as Unidades Básicas de Saúde de Dourados recebem nesta terça-feira (17), reforço nos estoques de vacina contra sarampo e a indicação do Ministério da Saúde é que todas as crianças de seis meses até um ano recebam a imunização. O Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde de Dourados tem intensificado a vacinação, desde agosto, quando a doença voltou a registrar casos no país.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (13) apontam que o sarampo registrou 3.339 casos confirmados em 16 estados, entre 16 de junho e 07 de setembro. A maioria dos casos confirmados, 97,5%, está em São Paulo (3.254 casos), seguido do Rio de Janeiro (18), Pernambuco (13), Minas Gerais (13). Mato Grosso do Sul tem um caso confirmado da doença no período.
A indicação de vacinar crianças de seis meses até um ano contra a doença é a medida preventiva chamada “dose zero”, que indica a dose extra nesta faixa etária.
Conforme Edvan Marcelo de Morais, diretor do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), a dose zero não excluirá a necessidade das vacinas contra sarampo já previstas no Calendário Nacional de Vacinação a crianças entre 12 e 15 meses.
A vacina contra o sarampo é conhecida como tríplice viral, pois previne também contra rubéola e caxumba.
Dados do Núcleo de Imunização apontam que neste ano já foram vacinadas 2.439 crianças em Dourados na faixa etária de seis meses a um ano. Durante todo o ano de 2018, o município de Dourados vacinou 3.531 crianças de até um ano de idade contra o sarampo.
Para o diretor do Núcleo, a população tem atendido ao chamado da “dose zero”. Ele ressalta que adultos até os 29 anos devem ter recebido comprovadamente duas doses da vacina contra o sarampo. Adultos com idade entre 30 a 49 anos também devem ter recebido dose da tríplice viral de forma comprovada. Acima de 49 anos não é necessário receber a imunização.
Adultos e crianças que necessitam tomar as doses ou possuem dúvidas quanto à necessidade da imunização, devem comparecer a Unidade Básica de Saúde da sua região com documento pessoal e carteira de vacinação em mãos.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, as crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo. A incidência de casos em menores de 1 ano é 9 vezes maior em relação à população em geral, o que reforça a necessidade dos pais estarem atentos a imunização dos menores.
Foto: A. Frota
A prefeitura de Dourados, por meio do Setor de Imunização, deu início ao planejamento da vacinação de crianças...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Setor de Imunização, dá início ao planejamento da vacinação de criança...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...