UBS: Deputado rebate informação passada pela secretaria de saúde e Vidigal responde
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) rebateu a informação passada pelo secretário municipal de Saúde Rena...
A Redação teve acesso, e foi informada que o secretário Renato Vidigal que também é médico, reuniu um grupo de amigos, (médicos), e juntos estão fazendo um mutirão para atender a demanda.
Na manhã desta quarta-feira, (07), um paciente entrou em contato com a redação da Revista DaGente informando que estaria sendo atendido pelo próprio secretário de saúde do município de Dourados, Renato Vidigal. Nossa equipe teve na unidade básica de saúde da família, Elis Reny dos Santos, localizada na vila Vieira e comprovamos a veracidade dos fatos.
Segundo a coordenadora Lucimara Candido da Costa, a unidade está sem médico a praticamente uma semana e que esse suporte do secretário é de muita importância.
“Ter o secretário de saúde do município atendendo em nossa unidade é ótimo! Na oportunidade ele está conhecendo as dificuldades e a realidade de cada unidade, e com isso, tenho certeza que ele irá sanar essas necessidades.” Disse Lucimara.
A Redação teve acesso, e foi informada que o secretário Renato Vidigal que também é médico, reuniu um grupo de amigos, (médicos), e juntos estão fazendo um mutirão para atender a demanda. Para isso, Vidigal teve que cancelar sua agenda e a do gabinete para realizar atendimento médico nessas unidades.
“A semana, o mês inteiro se precisar, estarei cancelando as agendas e vou junto com os médicos, cada um em uma unidade até mesmo porque a saúde não pode parar. Tendo despache importante ao invés de eu ir até a secretaria, ela virá até mim em uma unidade de saúde. Vamos ficar como um gabinete itinerante devido essa situação emergencial.”
Vidigal também falou da importância do contato direto com a população.
“O bom em atender na ponta, médico de frente, contato direto com a população, é que a gente ver de fato a real necessidade. Conseguimos ver até alguns pequenos erros que dá sim pra resolver. Ex: Muitas vezes os colegas médicos passam uma medicação que não tem na farmacinha do município. Mas nós temos outros remédios que vai agir da mesma forma com os mesmos efeitos e que tem gratuitamente na farmácia municipal, e esta é uma consciência que devemos ter. Hoje estou tirando mais uma lição aqui na unidade, e vou passar a conversar mais com os médicos.” Afirmou Vidigal.
Desde novembro do ano passado, a Funsaud está em estado de emergência financeira e administrativa sob a alegação de dívidas que superam R$ 21 milhões. E a Portaria N°21 /FUNSAUD de 28 de fevereiro de 2018, publicada na edição desta terça-feira (6) do Diário Oficial do Município, designa os membros da comissão de crise da Fundação de Serviços a Saúde de Dourados- Funsaud justamente em função da decretação do estado de emergência financeira, ocorrida por meio da Portaria 159 de 17 de novembro de 2017.
Segundo Vidigal, todos os médicos aprovados em concurso público para clínico geral que somam um total de 22 foram chamados, porém, só 11 assumiram, e quando o clínico geral passa em uma especialização, automaticamente ele pede demissão e por isso a importância de sempre revisar os contratos.
“Nós temos os médicos para serem contratados! Mas devido a lei de responsabilidade fiscal, não podemos assim fazer. A prefeita já está se mobilizando, para uma reunião como MP e juntos acharem uma saída. Até mesmo porque estamos tratando da saúde pública, e até que isso seja resolvido, a população não pode ficar sem os médicos nos postos.” Explicou Renato.
Uma paciente que foi atendida por Renato, contou a nossa redação sobre sua experiência com a crise que ocorre na saúde do município. Segundo Monica Oliveira, ela aguardava por um atendimento agendado e quando ficou sabendo que não teria o médico, ficou muito triste com a situação. Mas que, logo após recebeu uma ligação falando que teria sim um médico e que seu agendamento seria atendido.
“Olha é ruim ficar sem médico, precisamos ter o atendimento. Quando fiquei sabendo que o Dr. Vidigal iria atender e que meu agendamento seria possível fiquei muito feliz. Só em saber que ele deixou a agenda para vir atender a população mostra seu comprometimento com saúde em geral e com a gente que precisamos tanto.” Contou Monica de Oliveira.
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) rebateu a informação passada pelo secretário municipal de Saúde Rena...
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a partir de janeiro de 2019 o...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...