
Com novos diretores, Unidades Básicas de Saúde mudam atendimento
Com a nomeação dos primeiros novos diretores, que passaram por processos de capacitação, liderança e atendimen...
O Departamento Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados distribuiu nota esta semana para orientar as pessoas a procurarem uma das unidades de saúde de referência da rede municipal
O Departamento Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados distribuiu nota esta semana para orientar as pessoas a procurarem uma das unidades de saúde de referência da rede municipal, o mais rápido possível, sempre que apresentarem algum sintoma de síndrome gripal ou síndrome respiratória grave.
"Estamos percebendo é que a procura pelos serviços de saúde está sendo tardiamente, com agravamento do quadro do paciente, o que se reflete na alta taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI destinados ao tratamento da Covid-19", explica o médico Gecimar Teixeira Júnior, gerente do Núcleo de Assistência Médica da Atenção Primária.
Ele completa que "o atendimento logo na fase inicial favorece o tratamento e a redução das complicações".
FLUXO
Conforme o fluxo de atendimento das unidades de saúde, nos casos de urgência/emergência e síndrome respiratória aguda grave deve-se procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas.
Já nos casos de urgência clínica, os atendimentos devem ser buscados nas unidades da Seleta (das 17h às 22h; nos fins de semana, das 17h às 23h); Parque das Nações II, de segunda a sexta, das 17h às 22h; e na unidade de Vila Vargas, também de segunda a sexta, das 17h às 22h.
Vale ressaltar os horários de atendimento das unidades sentinelas, voltadas para as síndromes gripais. O PAM (Pronto Atendimento Médico) é referência e atende de segunda a sexta-feira, entre as 6h e meia-noite. A outras unidades são: Vila Índio, Santo André, Vila Vargas e Cachoeirinha, todas com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Prestam atendimento, com o programa Saúde na Hora, de segunda a sexta, entre 7h e 19h, as unidades de saúde Altos do Indaiá, Maracanã, Izidro Pedroso, Cabeceira Alegre e Idelfonso Pedroso.
Já as unidades Bem-Te-Vi, Carisma, Campo Dourado, Chácara Caiuás, CSU (Água Boa), Cuiabazinho, Guaicurus, BNH 4º Plano, Jóquei Clube, Novo Horizonte, Ouro Verde, Parque do Lago II, Parque das Nações I e II, Piratininga, Seleta, Vila Hilda, Vila Rosa, Vila Vieira, e nos distritos de Formosa/Macaúba, Indápolis, Itahum, Panambi, Vila São Pedro e Vila Vargas, atendem das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Com a nomeação dos primeiros novos diretores, que passaram por processos de capacitação, liderança e atendimen...
A Unidade Móvel do Hospital de Amor, que atenderá Dourados e a macro região, reiniciou nA terça-feira, dia 11,...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municip...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições...
A unidade de prevenção do Hospital de Amor em Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul e Adecoagro, uma das prin...
Nesta seção, vamos explorar os principais benefícios para a saúde e bem-estar que a combinação de mamão com...
Os dados das Nações Unidas mostram que a população mundial já ultrapassou os 8 mil milhões de pessoas, um cres...