
"Outubro Rosa" é lançado na Policlínica da Mulher e reforça importância do diagnóstico precoce no tratamento contra o câncer
A Policlínica da Mulher realizou na quarta-feira (6), em comemoração ao Outubro Rosa, um dia voltado para ress...
O câncer de colo de útero não tem sintomas iniciais aparentes, eles apenas surgem quando a doença encontra-se já em estágio avançado, por isso a importância de consultas periódicas ao ginecologista e exames preventivos
O câncer de colo de útero é o quarto tipo que mais mata mulheres no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer - INCA, estima que em 2020 serão 16.590 casos, no Mato Grosso do sul a incidência da doença chega a 18,28 casos para cada grupo de 100 mil mulheres. O março lilás é o mês dedicado à divulgação da prevenção e tratamento desse tipo de doença.
O câncer de colo de útero se desenvolve a partir de lesões precursoras, que se não tratadas, podem levar à enfermidade. O exame preventivo, Papanicolau, é o procedimento capaz de identificar essas lesões já no estágio inicial e o tratamento previne a doença em 100% dos casos. Mulheres entre 25 e 64 anos devem se submeter ao exame pelo menos uma vez ao ano.
Outra grande forma de prevenção é a vacina contra o HPV. Existem dois tipos de vacina, a quadrivalente, recomendada para meninos e meninas entre 9 e 26 anos de idade e a bivalente, para meninas e mulheres a partir dos 10 anos de idade. Todos os indivíduos nesta faixa etária deveriam receber a vacina. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina gratuitamente no SUS.
Doença Silenciosa
O câncer de colo de útero não tem sintomas iniciais aparentes, eles apenas surgem quando a doença encontra-se já em estágio avançado, por isso a importância de consultas periódicas ao ginecologista e exames preventivos.
Caso a mulher tenha sangramento vaginal, secreção incomum, dores na pélvis, dores na relação sexual deve procurar um médico o mais rápido possível.
O Hospital de Câncer Alfredo Abrão trata mulheres de todo estado com esse tipo de doença. Para o Diretor Geral do hospital, Dr. Gustavo Medeiros, "Prevenir é sempre o melhor caminho no caso dessa doença silenciosa e que não apresenta sintomas iniciais aparentes, durante todo mês de março estaremos em campanha de prevenção ao câncer de colo de útero, disponibilizando consultas e exames preventivos".
Dr. Gustavo Medeiros
A Policlínica da Mulher realizou na quarta-feira (6), em comemoração ao Outubro Rosa, um dia voltado para ress...
A história de amor e superação de um casal que mora em Araruna, cidade do Agreste da Paraíba, viralizou em uma...
Mato Grosso do Sul foi oficialmente criado em 11 de outubro de 1977, há 48 anos. A data ficou marcada por uma...
No próximo 15 de outubro, o Dia dos Professores convida não apenas a celebrar, mas também a refletir sobre um...
A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira (10) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa,...
O prefeito Marçal Filho participou na manhã desta sexta-feira (10) de de ação voluntária no Hospital Universit...
Iniciados em setembro, com disputas nas modalidades de vôlei e futsal, nas categorias feminino e masculino, os...