Programa Fila Zero faz um ano com 721 cirurgias de catarata realizadas
O Programa Municipal de Cirurgias Eletivas, lançado pela Prefeitura de Dourados, completou um ano e beneficiou...
Projeto inédito vai realizar 50 cirurgias por mês; procedimentos serão pagos com dinheiro do município
A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), está implantando o Programa Municipal de Cirurgias Eletivas e, na primeira ação, atendendo douradenses que aguardam por cirurgias de catarata. O primeiro procedimento foi realizada nesta quinta-feira (2) e a expectativa é que essa fila seja zerada em até 20 meses.
Segundo o secretário de Saúde, Waldno Lucena, esse programa foi viabilizado com a ampliação do convênio já existente entre o município e a Funpema (Fundação Cardiogeriátrica), firmado com recursos exclusivamente financiados pela Prefeitura de Dourados.
“Há cerca de sete anos não fazíamos uma cirurgia de cataratas em Dourados e agora tivemos a primeira. Nossa expectativa é de realizarmos uma média de 50 procedimentos por mês, até zerarmos a nossa fila que tem, hoje, 919 douradenses na espera. Quer dizer, agora 918”, comemora Waldno.
O convênio da Funpema com a Secretaria Municipal de Saúde, antes desta ampliação, já atendia casos de cardiologia e chega a fazer, em média, dez mil exames laboratoriais mensalmente. “Ano passado montamos o consultório oftalmológico e agora ativamos o centro cirúrgico, que permitiu esses novos atendimentos”, explica o secretário executivo da Funpema, Mauro Lange Tomazini. Segundo ele, essa meta de zerar a fila em até 20 meses pode ser atingida antes do esperado. “Esperamos realizar essas 50 cirurgias todo mês, mas a tendência é aumentar esse número com o tempo”, completa.
O que é a catarata?
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a catarata é um problema crônico e é responsável por 51% dos casos de cegueira no planeta. A condição costuma estar relacionada ao envelhecimento, mas também pode ocorrer em diversas outras faixas etárias, inclusive recém-nascidos.
Com casos frequentes, não é raro conhecer alguém que esteja sofrendo com a doença e que esteja em busca de tratamento. Para esses, os benefícios da cirurgia, quando indicada pelo oftalmologista, são muitos, aumentando, inclusive, a expectativa de vida do paciente.
Durante a cirurgia de catarata, sua lente natural turva é removida e substituída por uma lente artificial transparente, também conhecida como lente intraocular. Em comparação com outras cirurgias oculares, o tempo de recuperação da cirurgia de catarata é relativamente rápido. Embora cada pessoa se cure de maneira diferente, muitos pacientes relatam uma visão drasticamente melhor nas primeiras 24 horas do procedimento.
O Programa Municipal de Cirurgias Eletivas, lançado pela Prefeitura de Dourados, completou um ano e beneficiou...
Com muito bom humor, o cantor Leonardo usou sua rede social na manhã desta terça-feira (21) para mostrar sua p...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...