Dica: 7 alimentos que escurecem os seus dentes e talvez você nem sabe
O Sorriso almejado por todos, aquele das estrelas de cinema, vai além de dentes perfeitamente simétricos. Qual...
Por outro lado, aumenta risco de derrame!
Por outro lado, aumenta risco de derrame!
Luiz Guilherme
Cada vez mais as pessoas estão tomando consciência e mudando hábitos alimentares, optando por produtos mais saudáveis. Segundo um estudo publicado na revista científica British Medical Journal, que acompanhou 48 mil pessoas por 18 anos, veganos e vegetarianos apresentaram dez casos a menos de doenças do coração.
No entanto, em relação a pessoas que consomem carne, cerca de 1 mil acaba contraindo problemas cardíacos. A pesquisa mostrou também que para o primeiro grupo, o risco de derrame também é maior.
Dietas veganas e vegetarianas não são saudáveis?
Frankie Phillips, da BDA (Associação Dietética Britânica, na sigla em inglês), responde que não, isso porque o estudo foi observacional.
"Eles analisaram o que as pessoas comiam e acompanharam elas por anos, então se trata de uma associação, não de causa e efeito", diz ela, ressaltando que o importante é adotar uma dieta planejada e consumir uma variedade de alimentos.
O que consumir?
Ainda com base no estudo, são indicados cinco porções de frutas, legumes e verdura por dia, baseando as refeições em alimentos ricos amido e fibras, como batata, pão, arroz ou macarrão.
Não se esquecendo da proteína como carnes magras, peixe, frutos do mar, leguminosas, tofu ou castanhas sem sal. Vale destacar a inclusão de laticínios ou derivados.
Quem é adepto de dietas veganas e vegetarianas precisam tomar um cuidado a mais para garantir o consumo de quantidade suficiente de alguns nutrientes específicos.
Por exemplo, quem comem carne, laticínios e peixe geralmente apresentam nível suficiente de vitamina B12, considerada essencial para o sangue e o sistema nervoso.
No entanto, os veganos - que excluem além da carne, qualquer alimento de origem animal da dieta - podem apresentar deficiência de vitamina B12, embora esse tipo de nutriente também esteja presente em alimentos como cereais fortificados e extratos de levedura.
O ferro também é menos facilmente absorvido a partir de alimentos à base de plantas; portanto, aqueles que optam por não comer carne precisam compensar, incluindo certos alimentos, como pão e farinha integrais, frutas secas e leguminosas, na dieta.
Mas ela também pode ser obtida pela ingestão de soja torrada, vegetais crucíferos - como brócolis e couve-de-bruxelas -, feijão cozido, cogumelos, quinoa e amendoim.
O estudo
Ele analisa os dados do estudo EPIC-Oxford, um projeto amplo de pesquisa de longo prazo sobre alimentação e saúde.
Metade dos participantes, recrutados entre 1993 e 2001, eram consumidores de carne, pouco mais de 16 mil se consideravam vegetarianos ou veganos e 7,5 mil se declaravam "pescetarianos", seguidores de uma dieta "semivegetariana", que inclui peixes e outros frutos do mar.
Foram levados em consideração ainda outros elementos: histórico médico, tabagismo e atividade física.
Ao todo, foram registrados 2.820 casos de doença arterial coronariana (DAC) e 1.072 casos de acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame - incluindo 300 casos de derrame hemorrágico, em que ocorre sangramento no cérebro provocado pelo rompimento de um vaso sanguíneo.
O estudo constatou ainda que os "pescetarianos" apresentavam um risco 13% menor de desenvolver doença arterial coronariana do que quem consome carne. No caso dos vegetarianos e veganos, o risco era 22% menor.
Por outro lado, aqueles que adotam uma dieta à base de plantas apresentam um risco 20% maior de ter derrame. Os pesquisadores sugerem que isso pode estar relacionado a baixos níveis de vitamina B12, mas afirmam que é necessário realizar mais estudos para investigar essa conexão.
*Com BBC News
O Sorriso almejado por todos, aquele das estrelas de cinema, vai além de dentes perfeitamente simétricos. Qual...
A alimentação é um dos fatores fundamentais para o bom rendimento escolar de crianças e adolescentes. Neste pe...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...
Revista DaGente
Olá Amanda, adoramos seu comentário, seja sempre bem vinda aqui!
Amanda Bicalho
Boa noite, Revista da gente! Adorei sua matéria sobre veganismo. Sabemos da necessidade de se adaptar a este estilo de vida e da dificuldade dessa adaptação no que se refere ao cardápio. Se me permitisse, gostaria de apresentar aos interessados do seu blog um livro que ensina mais de 100 receitas veganas com 2 ebooks bônus (bolos e doces).
Link do ebook de receitas: http://bit.ly/150pratosveganos