Governo e Prefeitura agendam Caravana de Saúde indígena para junho em Dourados
Está marcada para os dias 29 e 30 de junho e dia 1 de julho, em Dourados, a nova modalidade da Caravana de Saú...
Programa implantado pela atual gestão atua em Vila Vargas, Indápolis e Itahum
A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), implantou para atendimento nos distritos, o programa eNASF-AP (Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária). São equipes multidisciplinares que atuam de maneira integrada e de apoio à UBS (Unidade Básica de Saúde) local e ESFs (Equipes de Saúde das Famílias).
O NASF foi ativado nesta gestão e atua com agendas rotativas para atendimento nos polos de academia de saúde em Vila Vargas, Indápolis e Itahum. A equipe é formada por fisioterapeuta, nutricionista e profissional de educação física e faz atendimentos coletivos, individuais e domiciliares, com pacientes acamados. Além disso, atuam em programas como o Saúde nas Escolas e cuidados preventivos contra obesidade.
Atualmente as atividades em grupo são desenvolvidas nos Polos de Academia da Saúde com caminhadas, cinesioterapia, atividade física diversa e palestras de orientações nutricionais, além de atendimento individual nutricional e fisioterapêutico. “Em conjunto com a equipe multidisciplinar das Unidades Básicas de Saúde, é realizado o atendimento e acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, além de atendimento das práticas integrativas e complementares sendo uma delas a auriculoterapia, com sessões realizadas semanalmente”, explica o fisioterapeuta Vilmar Pantaleão Escobar de Assunção.
Segundo Vilmar, as atividades são realizadas integrando o NASF e as equipes das Unidades Básicas de Saúde com objetivo de incentivar a comunidade a participar das ações da Atenção Primária à Saúde (APS), como prevenção, tratamento, reabilitação e promoção da saúde. Sendo assim foram desenvolvidas ideias e ações em conjunto com as equipes multidisciplinar das ESFs e Polos de Academia da Saúde. Os resultados, de acordo com ele, são positivos. “É impressionante. Os pacientes relatam as melhoras significativas com a participação nas atividades”, completa.
As atividades acontecem duas vezes na semana. Em Indápolis às terças-feiras, 7h, integrado ao programa Hiperdia com atendimento da equipe multidisciplinar da UBS e às quintas-feiras, no mesmo horário. Na academia de saúde de Vila Vargas as atividades acontecem quartas e sextas-feiras, entre 7h e 9h, e em Itahum sempre às segundas e quartas-feiras, no mesmo horário, juntamente com a equipe da UBS.
Está marcada para os dias 29 e 30 de junho e dia 1 de julho, em Dourados, a nova modalidade da Caravana de Saú...
Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (25) no gabinete da prefeita Délia Razuk deu início a um pla...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), está oferecendo, d...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), está ampliando neste mês as ações...
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está consolidado como uma nova e importante rota da aviação br...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) e da Secretaria Municipal de As...
Quem imaginaria que uma DJ idosa, de 81 anos, se tornaria uma das mais cogitadas das pistas de dança, inclusiv...