Estudos afirmam que desejar o bem aos outros diminui ansiedade e estresse
Nada de remédios. Existe um jeito simples, barato e sem efeitos colaterais para diminuir a ansiedade e o estre...
Para a psicóloga Claudia Pinho "o trabalho se desenvolve em todas as esferas do HCAA, esse é um olhar muito importante que a diretoria tem sobre os colaboradores
Diante de uma pandemia mundial, de uma hora pra outra a vida mudou, medidas de prevenção como o isolamento social se tornaram essenciais para brecar a contaminação pelo Coronavírus, profissionais de saúde e toda uma camada de pessoas que trabalham diretamente em hospitais foram atingidas de alguma forma, se tornaram mais que essenciais no combate e tratamento da doença, diante disso aflorou também a necessidade de um olhar para a saúde mental desses profissionais.
O Hospital de Câncer Alfredo Abrão, desde fevereiro oferece o serviço de psicologia para os mais de 400 colaboradores da entidade, a psicóloga Claudia Pinho realiza o trabalho de acolhimento desses profissionais, já foram mais de 390 atendimentos psicológicos.
Segundo o Guia de Intervenção Humanitária mhGAP (GIH-mhGAP) da Organização Mundial da Saúde, os transtornos mais frequentemente identificados em momentos de estresse coletivo intenso são as Reações Agudas ao Estresse e os Transtornos de Ajustamento. Na maioria dos casos, em curto prazo, é necessária uma escuta acolhedora dos sentimentos e preocupações da pessoa.
As prioridades se focam em estabelecer um vínculo respeitoso de suporte, identificar necessidades urgentes, normalizar reações de estresse e luto, reforçar pensamentos de esperança para o futuro e orientar técnicas que podem reduzir o estresse, além de auxílio com questões práticas.
Tanto os casos com maior impacto no funcionamento geral e maior gravidade de sintomas quanto os de evolução mais prolongada podem precisar de intervenções mais específicas voltadas ao diagnóstico e tratamento específico (transtorno depressivo, transtorno de estresse pós-traumático, entre outros).
Para a psicóloga Claudia Pinho "o trabalho se desenvolve em todas as esferas do HCAA, esse é um olhar muito importante que a diretoria tem sobre os colaboradores e focando no cuidar daquele que cuida, o processo psicoterapêutico breve é uma modalidade de atendimento que, além de acolher, ouvir o problema desse colaborador o auxilia a pensar, refletir e rever acerca da sua problemática, tudo é feito em conjunto para ajudar da melhor forma possível para cada assistido. Recebemos também a doação de frascos de florais, que estão sendo distribuídos e são de grande ajuda no tratamento".
Nada de remédios. Existe um jeito simples, barato e sem efeitos colaterais para diminuir a ansiedade e o estre...
A imunidade virou preocupação mundial nesses tempos de coronavírus. E para aumentar as defesas do corpo não ba...
O prefeito Marçal Filho participou na tarde desta segunda-feira da abertura do Ano Legislativo e reafirmou o c...
Neste domingo (2), a artista americana, Sabrina Carpenter foi premiada com duas estatuetas na cerimônia do Gra...
Trabalho em equipe entre as Secretarias Municipais de Dourados tem removido árvores que oferecem riscos à popu...
O governador Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu com o prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB) na tarde de sexta...
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) realiza a segunda ediçã...