
Projeto de Marçal amplia regras para centros de acolhimento a idosos
Projeto do deputado estadual Marçal Filho (PSDB) amplia em Mato Grosso do Sul a fiscalização e os critérios mí...
Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e segue para sanção do Governo do Estado, Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Marçal Filho
Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e segue para sanção do Governo do Estado, Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Marçal Filho (PSDB) que amplia a fiscalização e os critérios mínimos de funcionamento das instituições de atendimento à pessoa idosa durante o período da pandemia da Covid-19. O parlamentar defende maior controle de órgãos como vigilância sanitária.
O vírus é especialmente agressivo para os idosos e tem a capacidade de rápida proliferação em locais onde há grande concentração de pessoas. A necessidade de que as instituições de longa permanência, onde se verifica o acolhimento de muitas pessoas idosas sob um mesmo teto, reforça o cumprimento das normas relacionadas à oferta de instalações físicas em condições adequadas de higiene, limpeza, conforto e alimentação.
Conforme o projeto, são consideradas instituições de longa permanência aquelas destinadas a prover, em caráter excepcional, domicílio duradouro e coletivo para idosos. Esse é o caso de asilos e clínicas de repouso. Ainda de acordo com o texto, serão definidos critérios mínimos de funcionamento e de avaliações desses locais, bem como deverá ser feito o monitoramento da saúde dos residentes.
A garantia da integralidade da atenção à saúde do idoso, com medicação e vacinação específica, além de espaços físicos em condições apropriados também deverão ser observados, sendo submetidos a controle e fiscalização sanitária dos órgãos competentes.
Para Marçal Filho, embora o país possua legislação avançada na proteção dos idosos, a pandemia de covid-19 está obrigando a uma série de novos cuidados que devem ser incorporados, e o idoso, por ser grupo de risco, precisa de maior atenção neste período.
Projeto do deputado estadual Marçal Filho (PSDB) amplia em Mato Grosso do Sul a fiscalização e os critérios mí...
A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), continua com a campanha acelerada d...
Na tarde desta terça-feira, 13 de maio, Virginia Fonseca prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérit...
A Sésamo Gelato Italiano fará de 20 a 24 de maio o Festival do Choco Pistache, um evento que une sabor e solid...
A Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão oficial das carteirinhas de identificação para pessoas com...
Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, a cidade de Dourados será palco da segunda edição da Inclui MS – Mostra Lite...
Campo Grande deu um passo firme rumo à inclusão e à dignidade nesta segunda-feira (12), com a entrega da ref...