Índios guarani usam a letra da música para protestar problemas sociais
Em uma das letras, o jovem denuncia uma das lutas mais importantes dos indígenas, a demarcação de terras. “Car...
Diferente de outros estados, Mato Grosso do Sul abriga oito aquíferos, um deles considerado uma das principais reservas de água doce do mundo, o Guarani.
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) é responsável pelo fornecimento de em média 11 bilhões de litros de água tratada, distribuída por mês em 128 localidades do interior do estado para 1.665.013 sul-mato-grossenses.
Dessas, 13 locais são abastecidos pela captação superficial dos rios do Estado e as outras 115 fazem a absorção subterrânea por 461 poços ativos, onde 110 captam os recursos do Aquífero Guarani.
Diferente de outros estados, Mato Grosso do Sul abriga oito aquíferos, um deles considerado uma das principais reservas de água doce do mundo, o Guarani.
Aquífero Guarani
O Aquífero Guarani foi o nome que, em 1996, o geólogo uruguaio Danilo Anton propôs para denominar um imenso aquífero que abrange partes dos territórios de Uruguai, Argentina, Paraguai e principalmente Brasil, ocupando 1.200.000 km².
A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero está no subsolo do Brasil. O restante distribui-se entre nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58,5 mil km²) e sudeste do Paraguai (58,5 mil km²).
Em território brasileiro (2/3 da área total) abrange os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Exibe limites transfronteiriços entre os países Uruguai, Paraguai e Argentina.
A área total do Guarani em MS é de 214.000 km², sendo que 35.800 km² estão aflorantes e os 178.200 km² restantes subjacentes (confinados) à Formação Serra Geral e ao Grupo Bauru.
Em MS o Aquífero Guarani é explorado pela Sanesul em 110 poços, distribuídos nas seguintes cidades de MS: Alcinópolis, Amambai, Aparecida do Taboado, Caarapó, Camapuã, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Figueirão, Inocência, Itahum, Itaporã, Laguna Caarapã, Macaúba, Maracaju, Montese, Nioaque, Nova América, Panambi, Paranaíba, Picadinha, Piraporã, Ponta Porã, Prudêncio Thomaz, Quebra-Côco, Rio Brilhante, Sidrolândia, Terenos.
Também em Boqueirão (Jardim), Capão Seco (Sidrolândia), Cassilândia, Coronel Sapucaia, Capão Bonito (Sidrolândia), Jauru, São João do Aporé (Paranaíba), Vista Alegre (Maracaju). Também em Juti (poço em perfuração) e em Campo Grande, no Complexo Maria Cecília (SANESUL).
Em uma das letras, o jovem denuncia uma das lutas mais importantes dos indígenas, a demarcação de terras. “Car...
A sessão solene de entrega do Prêmio Mulher Cidadã "Marta Guarani", que seria realizada hoje (12) na Câmara de...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...