
Prefeitura distribui carregamento de telhas para famílias atingidas por vendaval
A Prefeitura de Dourados segue o plantão neste domingo (3/9) na Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros,...
Mato Grosso do Sul deve ter virada no tempo neste fim de semana. Além da queda nas temperaturas, que já estava prevista, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas, sendo dois de perigo e um de perigo potencial para chuvas intensas e tempestades.
Conforme o órgão, no alerta vermelho, de perigo, há o risco temporal entre esta sexta-feira (9) e sábado (10), com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 a 100 km/h e queda de granizo, especialmente na região oeste do Estado.
Já o de perigo potencial para chuvas intensas, válido também para Campo Grande, alerta para chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Frente fria
Conforme previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), para sexta-feira (9) a previsão indica sol e variação de nebulosidade, com temperaturas mais elevadas devido aos ventos de noroeste, que antecedem a chegada de uma nova frente fria.
Porém, podem ocorrer chuvas e, pontualmente, tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento em algumas regiões do Estado.
“Essa situação meteorológica ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, o deslocamento de cavados em médios níveis irá favorecer a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul”, diz o Cemtec.
No sábado (10), o avanço da frente fria, aliado ao transporte de calor e umidade também favorece a ocorrência de tempestades.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas de 15°C e máximas de 33°C no Estado. Em Campo Grande, a temperatura varia entre 18°C e 26°C, com possibilidade de rajadas de vento acima de 50 km/h.
Já no domingo (11), Dia das Mães, o tempo volta a ficar estável, com sol e variação e nebulosidade, devido a atuação do sistema de alta pressão pós-frontal que favorece o tempo mais seco.
Contudo, não se descartam pancadas de chuvas isoladas, com destaque para as regiões centro-norte e nordeste do estado.
As temperaturas, no entanto, caem, com mínima de 12°C e máxima de 30°C. O que indica que as noites e manhãs devem ser mais frias, enquanto a tarde pode fazer calor.
Em Campo Grande são previstas mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 26°C e 28°C.
A Prefeitura de Dourados segue o plantão neste domingo (3/9) na Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros,...
A Prefeitura de Dourados, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, alerta a população para o aument...
Essa mãe disse que não gostava de flores, mas mudou de ideia assim que o filho a surpreendeu com um buquê feit...
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, foi vacinado contra a Influenza na manhã desta sexta-feira (10) na Unida...
O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) aprovou no final da manhã desta sexta-feira (09),...
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, será atendido pela Latam a partir de setembro. O...
Os semáforos são itens essenciais para organização do trânsito e para agregar em segurança. Diante disso, dura...