
Proposta por Hashioka, Comenda do Mérito “Terra do Sol Nascente” em homenagem à comunidade japonesa é aprovada na Alems
Foi aprovado hoje, 1º, o Projeto de Resolução 12/2023, proposto pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União...
Na sessão plenária desta quarta-feira, 3, da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Resolução 45/2025, que cria a “Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul”, em alusão à Festa das Nações Amigas, inclusa no Calendário Oficial de Eventos do Estado pela Lei Estadual 6.043/2023 e comemorada anualmente na terceira semana do mês de outubro.
De acordo com o texto proposto, a honraria, composta por diploma e medalha, será concedida pela Assembleia Legislativa à pessoa natural ou moradora no estado que seja indicada por uma das associações ou entidades pertencentes às Nações Amigas, em articulação com o parlamentar propositor. Fazem parte as comunidades Japonesa, Libanesa, Portuguesa, Boliviana, Paraguaia, Italiana e Espanhola.
O projeto partiu de uma solicitação dos representantes das sete nações, que se reuniram com o parlamentar em julho passado no gabinete e apresentaram as ações da Associação Cultural das Nações Amigas (ACNA), como a 2ª Festa Inclusiva, realizada entre os dias 22 e 24 de maio de 2025, no estacionamento do Comper Itanhangá, em Campo Grande.
Na ocasião, o evento reuniu apresentações artísticas, atrações musicais e a gastronomia dos sete países componentes e teve o objetivo de celebrar a diversidade cultural, promover a inclusão social e apoiar instituições que atuam em causas humanitárias. Parte da arrecadação no evento foi revertida para entidades campo-grandenses que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade.
Estiveram presentes à reunião de 10 de julho o presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras em MS, Munir Sayegh, a diretora da Comunidade Boliviana, dra. Susan Gomez Chambi, a diretora da ACNA, Carmen Tieko Massami Romero, o presidente da ACNA, Albino Romero, o diretor da Colônia Paraguaia, Cleber Segóvia, o presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol, Glaucio Hashimoto, o diretor da Colônia Italiana, Angelo Bruno, o vice-presidente educacional da Associação Nipo, Jorge Gonda, e o vice-presidente cultural e esportivo da Nipo, Claudio Sussumu Oikawa.
Foi aprovado hoje, 1º, o Projeto de Resolução 12/2023, proposto pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União...
A Câmara de Dourados homologou o resultado da empresa vencedora do processo licitatório previsto no edital d...
Policiais civis da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, atuaram em um caso envolve...
Dourados viveu nesta segunda-feira (8) um momento histórico. Após mais de quatro anos de espera, o Aeroporto R...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue nesta semana com a campanha...
O Exército Brasileiro encantou o público que lotou as duas calçadas de 15 quadras da Avenida Marcelino Pires p...
Um público estimado em 30 mil pessoas, entre participantes diretos e expectadores, tomou canteiros, calçadas e...