Câmara aprova projeto de Fabio Luis que cria programa de prevenção à corrupção em Dourados
A Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária desta semana o Projeto de Lei nº 197/2021, de autoria do ve...
O encontro foi realizado na Controladoria Geral da União em Campo Grande
A Prefeitura de Dourados busca participar do programa Time Brasil, uma iniciativa do Governo Federal, que busca incentivar o aprimoramento da gestão pública e o fortalecimento do combate à corrupção. Uma reunião foi realizada no dia 14 de maio, na sede regional da CGU (Controladoria Geral da União), em Campo Grande.
De acordo com o controlador geral de Dourados, Raphael Matos, o município tem buscado se inserir em programas que beneficiem a gestão e população. "Com o programa Time Brasil, nós buscamos o melhor para o município, investindo em incentivos para a gestão e em ações para o município", destaca.
Na reunião esteve presente a administradora do Naop (Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção), Laís Hernández, que é o órgão vinculado à CGU responsável pela implantação do programa em Mato Grosso do Sul.
O programa Time Brasil foi criado em 2019 pela CGU (Controladoria-Geral da União) para auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção. A iniciativa possui três eixos, transparência, integridade e participação social.
Cada eixo busca aprimorar um seguimento. O primeiro, eixo transparência, desenvolve instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis. O segundo, eixo integridade, reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas. O terceiro, eixo participação, garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.
O programa atua de forma cooperativa e voluntária entre entes, CGU e órgãos parceiros. A iniciativa está alinhada com a agenda de 2030, nos objetivos de desenvolvimento sustentável. A iniciativa foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Indígenas), em 2015, em especial com três metas do Objetivo 16, paz, justiça e instituições eficazes.
Controlador geral de Dourados, Raphael Matos, e a administradora do Naop (Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção), Laís Hernández.
A Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária desta semana o Projeto de Lei nº 197/2021, de autoria do ve...
O presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM), participa, até nesta sexta-feira (7), em Brasí...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...
Entre os dias 3 e 12 de novembro, a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado realizam a Caravana da Castra...
Mato Grosso do Sul foi oficialmente criado em 11 de outubro de 1977, há 48 anos. A data ficou marcada por uma...
No próximo 15 de outubro, o Dia dos Professores convida não apenas a celebrar, mas também a refletir sobre um...