Luana Piovani se muda pra Portugal com a família
Luana Piovani já está pronta para partir para Portugal, onde viverá com o marido, Pedro Scooby, e os filhos, D...
De vender todos os móveis até os processos burocráticos de visto, sul-mato-grossenses lutam para ter um futuro melhor em Portugal
O sonho por uma vida melhor, mesmo que imersa em uma cultura diferente, tem mobilizado muitos sul-mato-grossenses a embarcarem rumo a Portugal. O país é uma das novas fronteiras para quem quer, a qualquer idade, recomeçar. Entre os atrativos, estão oportunidades de trabalho, educação "padrão Europa", saúde pública eficiente e, claro, salário pago em Euro, moeda europeia que vale cerca de 6 vezes mais que o Real.
Os números nacionais dão uma dica da alta procura pelos meios oficiais: de acordo com a Embaixada de Portugal, em Brasília, cerca de 2.690 cidadãos brasileiros estão em busca de visto para todas as categorias, envolvendo trabalho, estudos e reformados no país europeu — isso somente em 2022. Deste número, 2.451 vistos já foram emitidos.
De acordo com o Jornal O público de Portugal, o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) aponta que o país conta com 210 mil imigrantes este ano, um aumento de 600% se comparado à população de 30 mil imigrantes em 1990.
Aos brasileiros, é permitida a entrada de todos os passageiros em Portugal, independentemente de sua origem ou finalidade da viagem, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros nº 41-A/2022, do dia 21 de abril e do Despacho nº 4829-A/2022 do dia 22 de abril deste ano, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
Sendo assim, é permitida a entrada por vias aéreas, sem requisitos adicionais, de todos os passageiros que tenham o Certificado Digital Covid da UE, certificado digital reconhecido como equivalente pela Comissão Europeia e o certificado de vacinação ou recuperação emitido por país terceiro.
Para estada temporária ou residência em Portugal, é necessário emitir um visto de longa duração que concede a autorização de permanência no país conforme seu motivo pretendido, seja ele de estudo, estágio, trabalho, tratamento médico, entre outros.
O visto de estada temporária permite a entrada para estadas em Portugal por período inferior a 1 ano, que é válido pela duração da permanência e para outras entradas em território português, com prazo para decisão sobre pedido de visto de 30 dias.
Já o visto para obtenção de autorização de residência é válido para duas estadas, por quatro meses, período em que o titular deve solicitar para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, um título para fixação de residência. O prazo para decisão sobre o pedido de visto de residência é de 60 dias.
Para solicitar seu visto para Portugal é preciso preencher o formulário do Ministério dos Negócios Estrangeiros com algumas informações como nome, data de nascimento, foto, local e país de nascimento, sexo, estado civil, autoridade parental em caso de menores de idade, RG, documento de viagem como passaporte, objetivos da viagem, entre outras.
Luana Piovani já está pronta para partir para Portugal, onde viverá com o marido, Pedro Scooby, e os filhos, D...
Portugal está com vagas sobrando de emprego e só nos últimos meses registrou uma oferta de 23 mil postos sem o...
Incêndios em comunidades pantaneiras
Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar...
A alta demanda por profissionais de saúde e a estabilidade do sistema público espanhol têm atraído cada vez ma...
Dezembro está chegando e sempre vem aquela pergunta: já está na hora de montar a Árvore de Natal? Porque pela...
Famosa por retratar as belezas de Mato Grosso do Sul por meio da literatura, a escritora Mara Calvis lança dua...
O Circo do Bolachinha, um dos últimos representantes do circo tradicional em Mato Grosso do Sul, retorna a Jar...