
Festival Dread Day “Regando a Raiz” reúne grandes nomes do Reggae e diversidade de expressões artísticas em Campo Grande, no dia 15
A cultura Reggae será o centro das atenções no dia 15 de junho de 2025 a partir das 9h, na Plataforma Cultural...
Kako de Akishino participará de uma cerimônia organizada pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira
Qual a chance de uma campo-grandense estar ao lado de uma princesa imperial do Japão, em um voo, vindo justamente para cá? Não sei, mas, o que sei é que aconteceu e a sortuda se chama Taty Ota, de 39 anos. Ao lado do pai, o arquiteto Ikunari Ota, de 66 anos, a empresária ficou na mesma fileira de Kako de Akishino, sendo cumprimentada e constatando curiosidades sobre a realeza, coisa que poucos irão vivenciar.
A família pegou o voo comercial de Campinas (SP) para Campo Grande nesta segunda-feira (10) e a previsão é chegar por volta das 18h30. “Ela é linda, parece um boneca. Estou na mesma fila. Ela chegou, foi super simpática e me olhou, cumprimentando com a cabeça, fazendo a saudação japonesa”, disse Taty, que também tem ascendência oriental.
A empresária diz que foi até o interior paulista para visitar a batian (avó em japonês), que está prestes a completar 93 anos.
“A gente nem imaginava que isso fosse acontecer. Ela pode fretar um voo, mas, entrou como uma passageira normal, fez a reverência com a cabeça e logo sentou. Está cercada de alguns homens, que aparentam ser seguranças, e a gente nem entendeu porque ela está em um voo comercial”, comentou.
Conforme Taty, pouco tempo após sentar, a princesa pegou no sono.
“E tem um bebê gritando aqui tadinha. Eu sabia que ela viria para Campo Grande, mas, não fazia ideia que seria hoje e ainda mais no mesmo voo que a gente. O meu pai estava comentando que, no Japão, ninguém senta perto e nem toca nela, então, é algo incrível que está acontecendo aqui”, comentou.
Pouco tempo depois de se acomodar, a princesa fez um lanchinho. Alguém aí imagina o que seria? Biscoito de polvilho, bolinho e doces de gelatina. “Ofereceram e ela aceitou”, contou a empresária.
lKako de Akishino, princesa imperial do Japão, estará em solo sul-mato-grossense para participar de uma cerimônia organizada pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira. Mas, afinal, o que vossa Alteza vem fazer na Capital de Mato Grosso do Sul? É o que muita gente tem se perguntado, mas a resposta é bem simples.
Kako já está no Brasil desde o último dia 5 e começou a visita por São Paulo (SP) e Curitiba (PR). A viagem ocorre basicamente para celebrar os 130 anos da relação diplomática entre o país sul-americano e o Japão. Por aqui, a princesa passará por oito cidades ao longo de dez dias, sendo Campo Grande seu destino nesta terça (10).
Na ocasião, a comunidade nipo-brasileira da Capital fará uma cerimônia de boas-vindas para recebê-la. Em seguida, Kako visitará alguns locais de Campo Grande, entre eles, a Escola Visconde de Cairu, que atende filhos de imigrantes japoneses desde 1918.
Depois de passar por MS, vossa Alteza seguirá para Brasília, onde deverá cumprir agenda de dois dias, incluindo uma visita ao presidente Lula. A agenda segue no dia 13, com visita ao Rio de Janeiro. Já nos dias 14 e 15 de junho, os dois últimos da programação, Kako terá compromissos em Foz do Iguaçu.
Em todas as cidades, a princesa irá se encontrar com membros da comunidade Nikkei e pessoas ligadas ao Japão para celebrar a boa relação entre os países.
Giro pelo Brasil - Desde sua chegada ao Brasil, em 5 de junho, Kako já passou por São Paulo, Londrina e Maringá — cidades com forte presença da comunidade japonesa. A programação da princesa inclui ainda visitas a oito municípios em dez dias, encerrando a viagem no próximo sábado (15), em Foz do Iguaçu (PR). Em todas as localidades, a princesa se encontra com descendentes e entidades ligadas ao Japão, em ações que reforçam a amizade e o respeito mútuo entre as nações.
A cultura Reggae será o centro das atenções no dia 15 de junho de 2025 a partir das 9h, na Plataforma Cultural...
Prepare-se para uma noite emocionante no Teatro Glauce Rocha! No dia 24 de maio, Campo Grande será palco do es...
A nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontece de 17 a 21 de setembro, na Praça da Liberdade,...
Na mesa de bar, no estádio ou em casa, entre amigos e familiares, os assuntos preferidos dos homens costumam g...
Setembro Amarelo abre espaço para reflexões sobre a vida e o cuidado com a saúde mental. Em um mundo acelerado...
A Feira Literária de Bonito faz um convite especial ao público campo-grandense: doar livros para a construção...
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Fundação de Esportes (Funed), já tem tudo pronto para o início da...