
Câmara e Prefeitura reforçam proteção à mulher diante de 238 casos de violência doméstica
Diante do alarmante número de 238 casos de violência doméstica e um feminicídio registrados apenas nos prime...
Barbosinha acompanha aprimoramento das ações para ampliar segurança e atendimento às vítimas de violência de gênero
Mato Grosso do Sul avança na reformulação da rede de proteção às mulheres por meio de uma estratégia integrada entre Governo e os demais poderes. Designado pelo governador Eduardo Riedel para acompanhar de perto esse processo, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, tem realizado encontros estratégicos para fortalecer a cooperação entre as instituições responsáveis pelo enfrentamento da violência de gênero.
Barbosinha, acompanhado do secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Carlos Videira, e do delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, esteve na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) para acompanhar os avanços do Grupo de Trabalho (GT), criado para diagnosticar, aprimorar e agilizar investigações de crimes contra mulheres. Coordenado pelos delegados Márcio Rogério Faria Custódio e Maria de Lourdes Cano, o GT busca tornar mais eficiente o atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
“Estar próximo das operações e dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à violência contra a mulher é essencial para identificarmos desafios e implementarmos soluções eficazes. Essa proximidade permite ações mais assertivas e melhorias concretas no atendimento às vítimas”, afirmou Barbosinha.Diante da necessidade de aprimorar o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, o Governo do Estado tem investido na modernização dos serviços e na integração das forças de segurança com o sistema de justiça. O secretário da Sejusp, Carlos Videira, destacou a importância dessa atuação conjunta para fortalecer a rede de proteção e garantir que nenhuma mulher fique desassistida."A segurança das mulheres é uma prioridade do Estado, e esse trabalho de forma integrada é necessário para fortalecer a rede de proteção.
O aprimoramento dos fluxos de atendimento são medidas fundamentais para garantir respostas mais rápidas e eficazes às vítimas de violência. Esse esforço conjunto entre Governo e demais instituições reforça nosso compromisso em oferecer um sistema de proteção mais acessível, humanizado e eficiente", disse o secretário.Na quarta-feira (12) pela manhã, o vice-governador se reuniu com o procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, e representantes do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) para discutir o aprimoramento da rede de proteção.
A reunião reforçou a parceria entre Estado e MPMS na implementação de estratégias mais eficazes, visando garantir maior celeridade na proteção das vítimas e no combate aos agressores.“O enfrentamento à violência contra a mulher precisa ser um esforço conjunto, e o papel do Estado é garantir que todas as instituições atuem de forma integrada para que nenhuma mulher fique vulnerável.
Nossa missão é aprimorar o fluxo das ocorrências, fortalecer o atendimento humanizado e garantir respostas mais rápidas e efetivas para quem busca amparo”, destacou o vice-governador.Governo intensifica ações e traça próximos passosCom a proximidade do primeiro mês de atuação do Grupo de Trabalho, o governador Eduardo Riedel recebeu, na quarta-feira à noite, o vice-governador e representantes do MPMS para avaliar os avanços e alinhar os próximos passos da reformulação da rede de proteção à mulher.
Durante a reunião, Riedel destacou a necessidade de ações rápidas e coordenadas.“Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher fique desassistida. Precisamos unir esforços e intensificar o trabalho para que as políticas públicas cheguem a todas as regiões do Estado com eficiência e impacto real”, pontuou o governador.
O procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, anunciou novas medidas para reforçar o atendimento às vítimas, incluindo a criação de uma ferramenta digital e a implementação de uma força-tarefa de promotores para ampliar a fiscalização e a celeridade das medidas protetivas.
“A atuação integrada entre Executivo e Ministério Público é fundamental para estruturar ações eficazes e garantir que as vítimas recebam o suporte necessário com agilidade e segurança”, reforçou o procurador.Barbosinha ressaltou na reunião que a integração e a experiência do Ministério Público e seus promotores especializados em Segurança Pública, bem como nas demais áreas, como tecnologia, vão contribuir para o aprimoramento e avanço na rede de proteção na Casa da Mulher“Tudo o que for necessário para aprimorar, melhorar e criar um ambiente de segurança será feito e servirá de referência para todo o Estado. Neste aspecto, a participação do Ministério Público é fundamental”, garantiu Barbosinha.
A reformulação da rede de proteção às mulheres em Mato Grosso do Sul marca um novo momento na defesa dos direitos femininos, consolidando o Estado como referência nacional no combate à violência de gênero. O esforço conjunto entre Governo, Ministério Público e demais instituições reforça que a luta por segurança e dignidade para as mulheres precisa ser contínua, garantindo que nenhuma vítima fique sem acolhimento e apoio necessários.
Fotos: João Garrigó
📍 Saiba mais em: barbosinha.com.br
📍 Siga nossas redes sociais:📲 Instagram: @barbosinhams📲 Facebook: /BarbosinhaMSVICE-GOVERNADORIAAssessoria de Comunicação / GabineteGoverno do Estado de Mato Grosso do Sul(67) 99213-3856 (Ana Paula Amaral)(67) 99275-8316 (Lucas Cavalheiro)(67) 99221-0238 (Laura Holsback)5 anexo(s)Fazer download como zip
Diante do alarmante número de 238 casos de violência doméstica e um feminicídio registrados apenas nos prime...
Na próxima quinta-feira, dia 25, será realizada uma Audiência Pública no estádio Douradão aos pais de alunos d...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...