Dica: 7 alimentos que escurecem os seus dentes e talvez você nem sabe
O Sorriso almejado por todos, aquele das estrelas de cinema, vai além de dentes perfeitamente simétricos. Qual...
Cada vez mais as pessoas estão tomando consciência e mudando hábitos alimentares, optando por produtos mais saudáveis. Segundo um estudo publicado na revista científica British Medical Journal, que acompanhou 48 mil pessoas por 18 anos, veganos e vegetarianos apresentaram dez casos a menos de doenças do coração.
No entanto, em relação a pessoas que consomem carne, cerca de 1 mil acaba contraindo problemas cardíacos. A pesquisa mostrou também que para o primeiro grupo, o risco de derrame também é maior.
Dietas veganas e vegetarianas não são saudáveis?
Frankie Phillips, da BDA (Associação Dietética Britânica, na sigla em inglês), responde que não, isso porque o estudo foi observacional.
"Eles analisaram o que as pessoas comiam e acompanharam elas por anos, então se trata de uma associação, não de causa e efeito", diz ela, ressaltando que o importante é adotar uma dieta planejada e consumir uma variedade de alimentos.
O que consumir?
Ainda com base no estudo, são indicados cinco porções de frutas, legumes e verdura por dia, baseando as refeições em alimentos ricos amido e fibras, como batata, pão, arroz ou macarrão.
Não se esquecendo da proteína como carnes magras, peixe, frutos do mar, leguminosas, tofu ou castanhas sem sal. Vale destacar a inclusão de laticínios ou derivados.
Quem é adepto de dietas veganas e vegetarianas precisam tomar um cuidado a mais para garantir o consumo de quantidade suficiente de alguns nutrientes específicos.
Por exemplo, quem comem carne, laticínios e peixe geralmente apresentam nível suficiente de vitamina B12, considerada essencial para o sangue e o sistema nervoso.
No entanto, os veganos - que excluem além da carne, qualquer alimento de origem animal da dieta - podem apresentar deficiência de vitamina B12, embora esse tipo de nutriente também esteja presente em alimentos como cereais fortificados e extratos de levedura.
O ferro também é menos facilmente absorvido a partir de alimentos à base de plantas; portanto, aqueles que optam por não comer carne precisam compensar, incluindo certos alimentos, como pão e farinha integrais, frutas secas e leguminosas, na dieta.
Mas ela também pode ser obtida pela ingestão de soja torrada, vegetais crucíferos - como brócolis e couve-de-bruxelas -, feijão cozido, cogumelos, quinoa e amendoim.
O estudo
Ele analisa os dados do estudo EPIC-Oxford, um projeto amplo de pesquisa de longo prazo sobre alimentação e saúde.
Metade dos participantes, recrutados entre 1993 e 2001, eram consumidores de carne, pouco mais de 16 mil se consideravam vegetarianos ou veganos e 7,5 mil se declaravam "pescetarianos", seguidores de uma dieta "semivegetariana", que inclui peixes e outros frutos do mar.
Foram levados em consideração ainda outros elementos: histórico médico, tabagismo e atividade física.
Ao todo, foram registrados 2.820 casos de doença arterial coronariana (DAC) e 1.072 casos de acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame - incluindo 300 casos de derrame hemorrágico, em que ocorre sangramento no cérebro provocado pelo rompimento de um vaso sanguíneo.
O estudo constatou ainda que os "pescetarianos" apresentavam um risco 13% menor de desenvolver doença arterial coronariana do que quem consome carne. No caso dos vegetarianos e veganos, o risco era 22% menor.
Por outro lado, aqueles que adotam uma dieta à base de plantas apresentam um risco 20% maior de ter derrame. Os pesquisadores sugerem que isso pode estar relacionado a baixos níveis de vitamina B12, mas afirmam que é necessário realizar mais estudos para investigar essa conexão.
*Com BBC News
O Sorriso almejado por todos, aquele das estrelas de cinema, vai além de dentes perfeitamente simétricos. Qual...
A alimentação é um dos fatores fundamentais para o bom rendimento escolar de crianças e adolescentes. Neste pe...
Começou na última segunda-feira (11) o período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Gros...
Para a melhoria do atendimento na área da saúde e também da infraestrutura urbana em Naviraí, o Governo de Mat...
Incêndios em comunidades pantaneiras
Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar...
A alta demanda por profissionais de saúde e a estabilidade do sistema público espanhol têm atraído cada vez ma...
Dezembro está chegando e sempre vem aquela pergunta: já está na hora de montar a Árvore de Natal? Porque pela...