Plano de Mobilidade Urbana é apresentado a vereadores de Dourados
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O vereador enfatiza que Dourados tem plenas condições de criar projeto para implantar espaços destinados a ciclistas, devido à topografia do município ser plana.
O vereador Marçal Filho (PSDB) pede à Prefeitura de Dourados que seja revisto o projeto de revitalização da Avenida Hayel Bon Faker. Com recursos do Governo do Estado, a prefeitura anunciou o alargamento das pistas de rolamento, com redução do canteiro central, novo e moderno sistema de sinalização horizontal, vertical e semafórica. "Não pensaram na mobilidade urbana como um todo", diz Marçal.
Num momento em que a maioria das cidades em todo o mundo discute a importância do uso de bicicletas como meio de transporte, Dourados segue na contramão, segundo o vereador, ao projetar uma das mais importantes avenidas do município para os veículos. "Essa é a oportunidade de se incluir uma ciclovia, já que o investimento de recursos é do Governo do Estado", avaliou o vereador.
Marçal cita o exemplo da avenida Afonso Pena, em Campo Grande, que possui em seu canteiro central cerca de 7,6 km de extensão de ciclovia, que começa na Praça Newton Cavalcante e vai até o Parque das Nações Indígenas. "A Capital do Estado, com quase 900 mil habitantes, se preocupa com a mobilidade urbana e, Dourados, com 220 mil moradores, não tem dado a importância para a inclusão de ciclovias nas ruas da cidade", comparou.
O vereador enfatiza que Dourados tem plenas condições de criar projeto para implantar espaços destinados a ciclistas, devido à topografia do município ser plana. "O uso da bicicleta é cada vez mais estimulado pelo mundo afora porque é um remédio para melhorar a mobilidade nos centros urbanos, combate a poluição, restringe o uso de combustíveis fósseis e ajuda a acabar com o sedentarismo e a obesidade", ressalta o vereador.
Em Dourados, o número de ciclistas tem crescido cada vez mais, seja para o uso esportivo e como meio de transporte para o trabalho. Mas ao mesmo tempo cresce, em número bem maior, o uso de carros e de motocicletas, provocando reflexos de um trânsito conturbado no município.
Daí a necessidade de se implantar modais que garantam a mobilidade urbana, com ampliação de ciclovias e melhorias no transporte público. De acordo com Marçal Filho, é necessário a implantação de políticas públicas que tratem adequadamente o tema, pois enquanto os gestores não considerarem transportes não motorizados como parte do sistema e com prioridade, não haverá melhora significativa no trânsito.
Conforme a Prefeitura, o projeto de revitalização e modernização da Hayel Bon Faker será desenvolvido a partir da avenida Marcelino Pires até o Trevo da Bandeira, de acesso a BR-463. Por toda essa extensão haverá o recapeamento completo da malha asfáltica. São cerca de 4 km de via que pode ganhar ciclovia, caso a prefeitura aceite a sugestão de mobilidade urbana proposta por Marçal Filho.
Marçal quer que projeto de revitalização inclua ciclovia na Hayel Bon Faker
Foto: A. Frota
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