
Neno Razuk pede atendimento policial especializado para mulheres das aldeias indígenas de Dourados
Os índices de violência contra mulheres chama a atenção diariamente e dentro das aldeias não é diferente. Após...
Presidente do Legislativo, Laudir Munaretto recebeu a diretoria do Instituto Mulher, nesta quarta-feira
No espaço "Café com Presidente" desta quarta-feira (9), o presidente da Câmara Municipal Dourados, Laudir Munaretto (MDB), recebeu a diretoria do Instituto Mulher. No encontro, a entidade que atua na promoção e na defesa dos direitos das mulheres apresentou um panorama das atividades já desenvolvidas no município e solicitou o apoio do Legislativo para que a DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) passe funcionar por 24h em Dourados. Atualmente, o atendimento às mulheres vítimas de violência física, emocional e psicológica é oferecido na delegacia de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
A presidente do Instituto Mulher, a advogada Edna Regina Alvarenga Bonelli, destacou que a entidade é formada por advogadas, assistentes sociais, psicólogas, médicas e fisioterapeutas. Através desta equipe multidisciplinar, o instituto presta atendimento às mulheres douradenses com orientações e encaminhamentos, participação em campanhas e seminários, e também prestação de serviço.
"Nosso trabalho é pautado no amparo e na defesa dos direitos das mulheres. Por meio do instituto, prestamos atendimentos no contexto jurídico, social, psicológico, questões de saúde, orientações. O foco é o respeito e a atenção com a mulher. O apoio do poder Legislativo é importante para que possamos ampliar nossas ações e garantir avanços na proteção dos direitos das mulheres. A parceria com o presidente Laudir e com os demais vereadores é fundamental para viabilizarmos diversas demandas que impactariam positivamente na vida das mulheres douradenses, entre elas, o funcionamento 24 horas da Delegacia de Atendimento à Mulher", destacou a presidente.
Outra importante iniciativa do instituto é a implantação do Projeto SOS Mulher. O programa tem o intuito de atender mulheres vítimas de violência, que necessitam de orientações. Através do telefone 67 99283-9011, o programa disponibiliza atendimento 24 horas, durante toda a semana, para que mulheres recebam orientações em caso de violência doméstica ou para tirar dúvidas ou quaisquer outros esclarecimentos. A ligação garante o sigilo da vítima, "pois o atendimento se destina exclusivamente a fornecer informações e encaminhamentos aos órgãos responsáveis pelos devidos e respectivos atendimentos".
No encontro, Laudir Munaretto colocou o Legislativo à disposição e destacou que a Câmara vai apoiar as ações do Instituto Mulher. "O respeito e a proteção da mulher são pautas nobres e que têm o total apoio da Câmara de Dourados. O Instituto Mulher tem desenvolvimento um grande trabalho de atendimento às mulheres da nossa cidade, principalmente a aquelas que se encontram em condições de vulnerabilidade. Iniciativas desta natureza precisam do amparo do poder público para que essas ações se multipliquem e resultem em melhorias para a sociedade", explicou.
Além de Edna Bonelli, também participaram do "Café com Presidente" as diretoras do Instituto Mulher Fabiana Côrrea Garcia Pereira de Oliveira, Daniely Heloise Toledo, Luciana Ramires Fernandes Magalhães e Sheila Regina Lopes Dutra.
Os índices de violência contra mulheres chama a atenção diariamente e dentro das aldeias não é diferente. Após...
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou dados relativos ao atendimento no...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...