Marçal Filho entra pra história de Dourados como mais votado
Marçal Filho (PSDB) foi eleito vereador neste domingo (2) com a maior votação já obtida por um candidato à Câm...
O Castelinho que encanta a todos que passam pela BR-277
O Castelinho que encanta a todos que passam pela BR-277 tem também uma história encantadora de uma família de italianos que vivia nas montanhas de Asiago, na distante Castelletto di Rotzo, província de Vicenza, Itália, onde os tempos de frio e fome castigavam e, então, Nicoló Antonio Dal Pozzo decidiu emigrar para a América com sua esposa e filhos, para tentar uma vida melhor num país chamado Brasil. Entre os filhos estava o caçula João Dal Pozzo, que cresceu e casou-se, na localidade chamada Paraí, com Maria Pecatti, e tiveram muitos filhos, entre eles o Pai Aurélio, que conheceu a mãe Mathilde, filha de João Brandalise e Tereza Guzzo, que também vieram da Itália, região de Belluno.
Está preparado(a) para conhecer toda essa história? Então vamos lá!
O casal casou-se e tiveram seis filhos no Paraí, e depois, em 1958, decidiram tentar uma vida melhor no oeste do Paraná. Tempos difíceis, muitas tentativas de negócios frustradas, a agricultura sempre incerta, mais crianças nascendo até se formar “um time” de onze filhos. E em 1973, depois de tantas tentativas, Aurélio adoeceu e foi internado em Curitiba por quarenta dias. A mãe Mathilde sempre trabalhou muito duro na casa, na terra e na ordenha do gado pra nunca faltar comida na mesa dos onze filhos.
Na volta, o pai já recuperado, vendeu todas as terras para quitar as dívidas. Retomou a atividade que sabia muito bem desenvolver: a criação de suínos. E, além disso, aos poucos formou um viveiro e foi vendendo mudas de nogueira pecã. E foi assim que adquiriu um terreno à beira da BR 277. Havia um grande buraco entre rodovia asfaltada e uma pequena cascata, no outro lado, ao pé daquele terreno elevado. Quando olhou do alto aquele terreno disse: Vou comprar esse terreno e abrir uma salada de frutas.
E assim fez. Comprou o terreno e a ideia da salada de frutas não saia de sua cabeça, mas sozinho não poderia realizar. Então conversou com o primogênito Lidio Dal Pozzo oferecendo sociedade, porque queria construir e montar uma salada de frutas. Lidio aceitou o desafio e assim trabalharam juntos para edificar aquela obra. Foi assim que no ano de 1977, iniciou-se na cidade de Matelândia, às margens da BR 277 Km 660.5, a “Super Salada” de frutas. Era um chalé, construído especialmente para realizar aquele sonho.
Além de construir o chalé, Aurélio Dal Pozzo gostava de plantar árvores e lidar com jardinagem. Plantou ao redor uma área magnífica de verde e que com o tempo, foi desenhando uma nova paisagem. O Lídio depois de poucos anos, decidiu seguir por outros caminhos. As filhas do Aurélio que trabalharam no local desde o princípio, continuaram firmes no negócio e cresceram trabalhando ali onde continuam até hoje.
O lugar passou a ser uma parada muito apreciada para todos os que por ali passavam, tornando-se um dos pontos turísticos mais visitados da rodovia. De modo que já houve quem comentasse que “ir a Foz do Iguaçu sem saborear uma deliciosa salada de frutas no Castelletto, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa”.
Em 1987, devido ao êxito da “Super Salada”, foi inaugurada mais uma obra para oferecer novas opções de atendimento e de lazer. Um castelo foi construído para servir como restaurante e a comida, um mix de comida italiana, complementada com delícias da comida regional. O Castelo foi inspirado nos castelos medievais e construído com blocos talhados de basalto vindo do Paraí, RS, cidade natal de Aurélio e família, que além da matéria-prima, trouxe mão-de-obra especializada. A obra projetada por Claudino Bózio demorou dois anos para ser concluída.
Em 1995, visando melhorar o atendimento e trazer mais conforto para os clientes, o antigo chalé deu lugar a um edifício com formato de pirâmide, com cobertura de policarbonato, trazendo modernidade e contraste entre as duas obras. A pirâmide e o castelo têm uma cascata entre eles e são cercados pelo verde e o colorido das flores. Uma obra de arte que busca fazer sempre o melhor em comida, salada de frutas, lanches, chocolate caseiro, doces, vinhos, queijos, entre outros. A pirâmide também foi um projeto de Claudino Bózio.
Castelinho e Pirâmide era o modo como todos se referiam, mas precisava crescer e ganhar um nome forte, que tivesse uma história, então, lembrando de onde vieram os nossos avós paternos, o lugar ganhou um nome definitivo e foi batizado de Castelletto Dal Pozzo. Com o nome, ficou mais fácil criar um logotipo com personalidade forte, que é uma característica da família.
Agosto de 1999 - Falecimento do fundador e genitor Aurélio Baptista Dal Pozzo. Agosto de 2010 - Falecimento da genitora Mathilde Catharina Brandalise Dal Pozzo.
Em 2011 mantendo o legado de seu pai, as filhas fizeram a ampliação do espaço e também a reforma da pirâmide, que ganhou uma nova cobertura feita de Shingle, um produto excepcional com resultado funcional e estético, fabricado em Vittorio Veneto, Itália. O novo espaço foi construído para servir de locação para festas e recepções. A primeira fase da reforma e ampliação foi projetada pelo arquiteto Eliton Lamonica Aguiar, e a segunda fase com a decoração, projetada pela arquiteta Daniela Amaral.
Isto apresentado, convidamos: se você busca tradição, elegância, bom atendimento e uma vista privilegiada, é só entrar em contato e agendar conosco, que estamos prontos para servir você, com a mesma tradição. Agora já estamos em 2018. Essa história completa 41 anos e continuamos planejando os próximos anos, pensando sempre em como melhor servir você, nosso cliente. Os Filhos: Lidio, Ari, Aldo, Ildo e Cladio.
E mais: Tere, Marilda, Zoe, Gladis, Mirian e Sarita. cada um deles da sua maneira, em algum momento, seja anterior ou posterior a essa história trabalhou muito pra dar suporte, manter e realizar os projetos. Os mais velhos ajudaram sempre nossos pais nos tempos muito difíceis, onde o trabalho era mais focado na terra e exigia muito esforço físico. A geração mais nova, cresceu trabalhando nos locais turísticos e sacrificando os fins de semana, porque desde que foi construído, funciona de segunda a segunda, com raros dias de fechamento durante o ano. Cada um da sua maneira, colaborou e trabalhou e trabalha muito, aprendendo valores que só a determinação, coragem, esforço e o trabalho ensinam. Nada teria sido possível sem a dedicação e o trabalho de todos.
Dos filhos: Claudio administra o Restaurante que fica no castelo. Zoe, Gladis e Miriam administram o espaço da Pirâmide onde fica a famosa Salada de Frutas, Sorveteria, Lancheria e Café. Mas nada teria existido sem uma grande ideia!
Marçal Filho (PSDB) foi eleito vereador neste domingo (2) com a maior votação já obtida por um candidato à Câm...
Um filho fez o que estava ao alcance dele para ajudar o pai demitido do emprego. Solidário, Patrick publicou u...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...