Sessão Solene em homenagem ao CTG Querência do Sul acontece nesta terça-feira
A Câmara de Dourados realiza nesta terça-feira (17) sessão solene de entrega de Diploma de Jubileu de Seda ao...
Grupo do Centro de Tradições Gaúchas Querência do Sul, de Dourados, levou uma delegação de cerca de 100 integrantes
O prefeito Marçal Filho recebeu, na manhã desta quinta-feira (4), integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência do Sul de Dourados, que no último fim de semana participaram com grande destaque da 34ª edição do Festival Sul-mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), em Rio Brilhante. O grupo douradense levou uma delegação de cerca de 100 participantes e competiu com representantes de 12 CTGs de todo o estado em provas culturais e esportivas.
O patrão do CTG Querência do Sul, Maickon Decian, esteve no gabinete acompanhado de parte da equipe, agradeceu a acolhida e apresentou os resultados obtidos no festival. A equipe conquistou o 1º lugar na categoria Dança Adulta, o 2º lugar nas danças Xiru e Veterano e o 5º lugar na categoria Juvenil. Além dessas conquistas coletivas, o CTG também obteve mais de 20 colocações em modalidades individuais, como declamação, causo, intérprete vocal, viola, chula e danças de salão, reafirmando o alto nível técnico e artístico dos representantes douradenses.
Durante a visita, os integrantes realizaram uma breve apresentação ao prefeito, que destacou a importância das tradições gaúchas para Dourados, para Mato Grosso do Sul e para o país. “É muito bom ver vocês representarem nossa cidade e manterem viva a cultura e a tradição gaúcha”, enfatizou. “A presença gaúcha tem papel fundamental no desenvolvimento e na história de Dourados”, completou Marçal, lembrando que o município celebrará 90 anos no dia 20 de dezembro.
Reconhecido como o maior evento de arte e cultura gaúcha do Mato Grosso do Sul, o Fegams reúne competidores de todas as idades e avalia diversas práticas tradicionalistas. Os vencedores de cada categoria garantem vaga para representar o Estado no Festival Nacional de Arte e Cultura Gaúcha (Fenart), realizado a cada dois anos e considerado o principal encontro da cultura gaúcha no país.
A preparação para competições como o Fegams e o Fenart exige dedicação intensa e investimentos constantes, envolvendo contratação de professores e coreógrafos, costureiras especializadas na confecção das indumentárias tradicionais e artesãos responsáveis por peças decorativas e utilitárias típicas do tradicionalismo gaúcho.
A Câmara de Dourados realiza nesta terça-feira (17) sessão solene de entrega de Diploma de Jubileu de Seda ao...
Falta pouco para uma das mais tradicionais festas de Dourados! A 25ª Noite Italiana é no próximo sábado, dia 6...
Já ouviu falar da taxa Selic? É um termo recorrente em notícias sobre a economia brasileira, mas poucas pessoa...
Uma multidão, estimada pela Guarda Municipal em 25 mil pessoas, ocupou todos os espaços da Praça Antônio João...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), intensifica o alerta de prevenção...
Com a aproximação do fim do ano, volta à pauta uma dúvida comum entre estudantes e empresas: estagiário tem di...
O prefeito Marçal Filho destacou na noite de terça-feira (2), durante a rápida solenidade de abertura do “Nata...