
Com mais de R$ 19,8 milhões em investimentos, Governo de MS entrega reformas de escolas em Corumbá
A entrega das obras foi realizada hoje (15), pelo governador em exercício José Carlos Barbosa (Barbosinha),...
Com mão de obra de reeducandos e horta sustentável, a Escola Delmira Ramos é a 16ª entrega fruto da parceria pioneira do Governo e TJMS
Campo Grande deu um passo firme rumo à inclusão e à dignidade nesta segunda-feira (12), com a entrega da reforma da Escola Estadual Professora Delmira Ramos, no bairro Coophavila II.
Mais do que a revitalização física de uma unidade escolar, a ação representa o florescimento de uma política pública que combina educação de qualidade, reintegração social e desenvolvimento sustentável — alinhada aos pilares de um Mato Grosso do Sul mais verde, próspero, digital e inclusivo.A 16ª obra integra o programa “Revitalizando a Educação com Liberdade”, uma parceria entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de MS, a Agepen e a Secretaria de Estado de Educação.
Com investimento de R$ 650 mil, a reforma estrutural beneficiou mais de 2.200 m², com melhorias em telhado, banheiros, cozinha, rede elétrica e hidráulica. Tudo realizado com a força de trabalho de 25 reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, que atuaram como pedreiros, pintores, eletricistas e serralheiros.“Cada parede erguida e cada espaço recuperado aqui traz consigo uma história de reconstrução — da escola e também de vidas.
É esse o caminho de uma gestão inclusiva: que oferece oportunidades e acredita no poder da educação como instrumento de transformação”, afirmou o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha.Além da estrutura física, a comunidade escolar celebra a chegada de um novo projeto que já brota com frutos e propósito: a Hortinha da Esperança. Implantada em uma área de 1.500 m², ela reúne hortaliças, raízes e frutas como alface, abobrinha, banana e mandioca, sendo mantida com tecnologias sustentáveis — como estufa telada, sistema de irrigação automatizada e uso de mulching. A produção, acompanhada tecnicamente pelo Senar/MS, abastecerá a merenda escolar e ainda contemplará pais de alunos e servidores. “Essa horta é mais do que um projeto agrícola.
Ela representa alimentação saudável, aprendizado prático, sustentabilidade e conexão entre os alunos e a natureza”, destacou a diretora da escola, Gigliola Vince.Para o juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal e idealizador do projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, o sucesso do programa está na forma como ele une reinserção social e benefício coletivo. “O projeto demonstra que é possível aplicar a legislação de forma responsável e inovadora, revertendo parte do salário dos apenados para financiar obras públicas. Com isso, promovemos dignidade, trabalho e cidadania”, afirmou.
A cada três dias de serviço prestado, um dia é remido da pena — um incentivo legal que reforça a importância do trabalho no processo de ressocialização. Além disso, os reeducandos recebem salário, do qual 10% é destinado a novas reformas em outras escolas.
Representando a Secretaria de Estado de Educação, o secretário-adjunto Sérgio Luiz Gonçalves lembrou que investimento em educação é prioridade da atual gestão é um compromisso com o futuro. “Essa entrega representa o respeito que temos por cada aluno e educador que passa por estas salas. Representa também a crença de que a educação é o caminho mais poderoso para a transformação social.
Com essa nova estrutura, temos certeza de que o ensino se fortalecerá ainda mais, criando oportunidades e construindo um futuro melhor para todos”, disse.Já o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, enfatizou o aspecto humanitário do programa. “Promover justiça não é apenas aplicar a lei, mas também oferecer oportunidades para que cada pessoa possa escrever uma nova história”, pontuou.A entrega foi marcada por emoção, reconhecimento e esperança.
A Escola Professora Delmira Ramos, que atende cerca de 300 alunos do 4º ao 9º ano, em tempo integral, agora oferece uma estrutura mais digna, acolhedora e transformadora.“Aqui não entregamos apenas uma reforma. Entregamos sonhos reconstruídos, dignidade restaurada e um novo ciclo de possibilidades. É isso que nos move enquanto governo: gerar impacto real na vida das pessoas”, concluiu Barbosinha.
Fotos: João Garrigó
A entrega das obras foi realizada hoje (15), pelo governador em exercício José Carlos Barbosa (Barbosinha),...
Duas escolas da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) foram premiadas na 5ª Jornada de Educaç...
A Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão oficial das carteirinhas de identificação para pessoas com...
Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, a cidade de Dourados será palco da segunda edição da Inclui MS – Mostra Lite...
A tradicional festa junina da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul (AACC/MS) já...
Uma das figuras mais enigmáticas do imaginário pantaneiro, o temido e fascinante Minhocão do Rio Paraguai, gan...
Em Mato Grosso do Sul, a semana começa com diversas vagas para quem busca uma oportunidade de emprego. São m...