Reunião encaminha parceria entre Dourados e Antônio João por preservação do Rio Dourados
Uma reunião na manhã desta terça-feira (6) no gabinete da prefeita Délia Razuk encaminhou uma parceria entre o...
O Festival Paralímpico Nacional, organizado pela Prefeitura de Dourados através da Fundação de Esportes (Funed) e Secretaria de Educação aconteceu neste sábado no Clube Indaiá
O Festival Paralímpico Nacional, organizado pela Prefeitura de Dourados através da Fundação de Esportes (Funed) e Secretaria de Educação, coroa todo esforço e trabalho já feitos até hoje por douradenses que se empenham para a inclusão social de pessoas com deficiência. Esta foi a constatação que a prefeita de Dourados, Délia Razuk, fez questão de ressaltar na manhã deste sábado (22) durante o evento ocorrido no Clube Indaiá.
O festival, uma iniciativa nacional que escolheu municípios brasileiros que se destacam neste segmento, faz parte da comemoração do Dia do Paratleta e é uma forma de experimentar e divulgar os esportes paralímpicos nas modalidades de bocha adaptada, basquete sobre rodas e atletismo. Ao todo, 150 crianças e adolescentes participaram, sendo 120 com algum tipo de deficiência – física, visual ou intelectual – praticando os esportes apresentados no festival.
Na solenidade de abertura, a prefeita destacou que todos os paratletas são exemplos de superação e que esta perseverança contagia a todos em superar próprias limitações, ainda que estas não sejam consideradas deficiências. "É um dia de agradecimento. Temos paratletas excelentes graças a atenção que é dada na nossa cidade e as parcerias firmadas. Estamos entre as 50 cidades reconhecidas em um país com mais de 5 mil municípios. Valorizar estes atletas por suas superações diárias e aprender com eles é fundamental. Se fazemos alguma coisa, também devemos a eles, porque depende da vontade do atleta e nisto eles estão de parabéns também", disse a prefeita.
"Se estamos neste evento, se temos grandes nomes no paratletismo, é porque nosso município conseguiu construir um movimento paralímpico próprio. Devemos tudo as pessoas que se dedicam e a elas deve ser dado os parabéns", disse o diretor da Fundaçao de Esportes de Dourados, Janio Amaro. O secretário de educação, Upiran Jorge Gonçalves, disse que reconhecer a capacidade de superação dos atletas é o mínimo diante de tudo que eles enfrentam e vencem.
Ainda durante a abertura, os principais paratletas de Dourados foram homenageados com troféus pelas excelentes marcas e por integrarem seleções, competindo com diversos países pelo mundo. Receberam o troféus o atleta Paulo Henrique, do salto em distância, Jonatan Ferreira da Silva, corredor dos 100, 200 e 400 metros livres, Joanne Corrêa, corredora dos 400, 800 e 1.500 metros - recordista nestes últimos dois - , Geovane Moreira, atleta de arremesso e corrida, Daiane Arévalo Benites, atleta de arremesso de peso, salto em distância e corrida de 100 metros. Além deles, o professor idealizador e batalhador da causa paralímpica em Dourados, Antônio Pietramale, também recebeu um troféu de agradecimento.
Após a solenidade, a prefeita acompanhou o andamento das atividades esportivas que foram uma amostragem e não uma competição. Todos os paratletas presentes estavam se divertindo e mostrando modalidades perfeitamente possíveis de serem empregadas no ensino aprendizagem e na vida cotidiana destas pessoas.
Estiveram presentes na solenidade, além de inúmeros secretários da administração municipal, ainda o vereador Junior Rodrigues, o comandante da Guarda Municipal, Silvio Reginaldo, o presidente do Clube Indaiá, Ângelo César Ajala Ximenes, e acadêmicos da Faculdades Anhanguera e Universidade Federal da Grande Dourados. A realização foi da Funed e Secretaria de Educação, que atendeu requisitos de acessibilidade no local do evento, segurança e a disponibilização de equipe de socorro médico, exigências do Comitê Paralímpico Nacional.
Fotos: Luiz Radai
Uma reunião na manhã desta terça-feira (6) no gabinete da prefeita Délia Razuk encaminhou uma parceria entre o...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realizou na semana passada, reun...
Quem imaginaria que uma DJ idosa, de 81 anos, se tornaria uma das mais cogitadas das pistas de dança, inclusiv...
O distrito de Vila Formosa, em Dourados, começou a receber nesta terça-feira (11) o mutirão de atendimentos do...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou na edição desta terça-feira (1...
Imagina um plástico biodegradável mais resistente do que o plástico comum e feito a partir do bambu. Ele exist...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Fundação de Espor...