Alan Guedes entrega nova sala de tecnologia na Escola Municipal Joaquim Murtinho
O prefeito de Dourados, Alan Guedes, realizou, nesta terça-feira (14), a entrega de mais uma sala de tecnologi...
Foram 3.191 atendimentos relativos à iluminação pública em 117 dias em 2018
O relatório resumido de serviços executados pelo departamento de iluminação pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) aponta uma média de 27 atendimentos/dia no período de 1 de janeiro a 27 de abril. Segundo dados da Secretaria, são 3.191 atendimentos em 117 dias, englobando, desde a troca simples de lâmpadas, até a reposição de fios roubados das redes de iluminação. As trocas de lâmpada em si, foram 1.930 ocorrências.
O secretário Joaquim Soares falou sobre o serviço e destacou que a Semsur tem tido uma demanda muito grande relativa à iluminação que engloba inúmeras atividades. "Uma lâmpada apagada pode ter 'n' motivos para tal. Temos que entender que o serviço não é a mera reposição da lâmpada como alguns leigos têm propagado por aí. Existe todo um sistema e alguns trabalhos às vezes são mais demorados", disse.
O relatório traz que em 611 ocorrências com registro específico, foram trocadas 414 lâmpadas (3 por dia) e 197 reatores. Outros 1.516 registros foram de trocas de lâmpada sem especificidade. Além disso, são 40 emendas de fio rompido, 78 substituições de base para relê, 45 substituições para conectores e muitas outras estruturas que compõem a rede. Assim, são sanados os problemas com a falta da iluminação e a ocorrência de lâmpadas acesas fora de horário.
Joaquim destacou que a média de 27 ocorrências atendidas é feita por quatro equipes, que em Dourados são pelo menos 30 mil postes e que lâmpadas queimam todos os dias. "Temos atendido vários pontos todos os dias e a demanda é ainda maior, o que não é certo é algumas pessoas pegarem dois ou três exemplos, não entenderem nada do serviço e usarem de forma pejorativa, política", explicou.
Além disso, uma prática anormal de vandalismo tem sido registrada em todas as regiões da cidade. "Foram trocados mais de 300 metros de fiação só nestes meses e temos mais trechos com ocorrências de furto de fios sendo recuperados. É lamentável, mas reforçamos que estamos acionando as forças policiais e vamos descobrir que tem orquestrado estes atos, e para onde vai este cobre", disse Joaquim.
Segundo o secretário Joaquim Soares, além da licitação que está em andamento para a implantação de um sistema de lâmpadas de LED, com utilização dos recursos arrecadados com a taxa de iluminação pública, aprovado pelo Conselho Municipal da Cosip, a Semsur encaminha um plano para contratar empresa especializada para compor as equipes e atender em regime de plantão.
Joaquim Soares destacou que a Semsur revolucionou o serviço de troca de lâmpadas. Usando o exemplo da Avenida Guaicurus e de praças e parques que tiveram reestruturadas as redes, o secretário falou sobre a dinâmica de resolução dos problemas. "Claro que há pontos que precisam da troca. E estamos listando e atendendo", finalizou.
O prefeito de Dourados, Alan Guedes, realizou, nesta terça-feira (14), a entrega de mais uma sala de tecnologi...
Na 40ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira (21), o vereador Laudir Munaretto (MDB) solicitou serviços...
Pela primeira vez, haverá um concurso público para a seleção de titulares e interinos de cartórios, e as inscr...
Damian, um pinscher espertíssimo, sumiu, aos 5 anos, e deixou sua família humana desolada. De repente, oito an...
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, depositou nesta sexta-feira (31) R$ 7.763....
O prefeito Marçal Filho (PSDB) se reuniu nesta sexta-feira (31) com o senador Nelsinho Trad (PSD) para discuti...
Estão isentos em Dourados do processo de licenciamento ambiental os projetos de piscicultura que somem até doi...