
Expoagro terá debates sobre sistema orgânico, crédito rural e políticas públicas para agricultura familiar
Pequenos produtores rurais terão uma extensa agenda durante a 57º Expoagro, de 12 a 21 de maio no Parque de Ex...
Considerado o maior evento voltado para a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, a Tecnofam 2018 está em sua 3ª edição e será realizada de 17 a 19 de abril na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados. O vereador Elias Ishy (PT) destaca a importância das atividades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para o conhecimento, bem como a adoção de novas tecnologias que possam fazer diferença na vida dos pequenos agricultores.
A agricultura familiar é caracterizada quando a propriedade é compartilhada pela família e é a principal fonte geradora de renda, além da relação com a terra, por ser seu local de trabalho e moradia, segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Ela é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica nacional, respondendo por sete a cada 10 postos de trabalhos.
No Estado, são mais de 70 mil famílias. De acordo com o último Censo Agropecuário, os principais alimentos produzidos são mandioca (77%), café (68%) e feijão (56%). "É uma oportunidade também dos técnicos, acadêmicos e professores de conhecerem tecnologias específicas para a área agrícola voltada para sustentabilidade e ao cooperativismo", afirma Ishy.
O vereador destaca ainda a importância das parcerias, como da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e apoio da Apoms (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul). Ele lembrou a garantia da obrigatoriedade da compra de alimentos direta dos agricultores, contribuindo para o desenvolvimento local e a produção saudável, pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Desde a implementação da Lei, o mandato do vereador tem realizado o esforço para que a legislação seja cumprida.
Ishy notou ainda que neste semestre serão realizadas duas Audiências Públicas relacionadas também à agricultura: a dos impactos dos agrotóxicos e os problemas para a saúde pública, bem como da (in) segurança alimentar e nutricional que debaterá o plano municipal. "Além de participar de eventos como a Tecnofam, precisamos ocupar os espaços públicos e fomentar o debate", finaliza.
Pequenos produtores rurais terão uma extensa agenda durante a 57º Expoagro, de 12 a 21 de maio no Parque de Ex...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), disponibilizará pa...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...