Câmara de Dourados aprova projeto sobre eleições de diretores em escolas municipais
A Câmara de Dourados aprovou, durante sessão ordinária desta segunda-feira (18), três projetos de lei. Entre e...
Prefeito enfatizou que tão importante quanto a escola estar bem cuidada, limpa e acolhedora é o servidor da Educação receber pais e alunos com carinho
Foto: A. Frota O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação José Targino reunido com os diretores de escolas e Ceims para falar do ano letivo
O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação, José Vicente Tardivo, se reuniram na manhã desta quinta-feira com diretores das escolas municipais e coordenadores de Centros de Educação Infantil (Ceim) de Dourados para falar da volta às aulas e a primeira fala do prefeito foi em relação ao cuidado que os gestores tem que ter com as escolas. “Fiz uma visita surpresa à Escola Municipal Clarice Bastos Rosa e me encantei com a forma como a diretora Valquíria cuida da escola que ela administra, tudo organizado, florido, um ambiente acolhedor que atrai o aluno e deixa os pais satisfeitos com o local onde seus filhos estudam”, ressaltou Marçal.
Ele lembrou que em dezembro passado ocorreu a posse de 40 diretores para o triênio 2025-2027, dos quais 25 foram reeleitos e 15 assumiram o cargo pela primeira vez. “Todos que disputaram a reeleição foram reeleitos, o que significa que estão fazendo um bom trabalho”, ressaltou o prefeito. Além disso, 30 diretores adjuntos também iniciaram suas funções, totalizando 70 gestores escolares comprometidos com a educação municipal. “Quero que nossas escolas sejam referência em cuidado e estrutura de ensino e temos condições de fazer isso”, completou.
Ao dar boas-vindas aos diretores e coordenadores, o prefeito Marçal Filho destacou o processo democrático de eleições nas escolas, para escolha dos gestores. Ele lembrou que, em 2018, quando era vereador, votou a favor de Projeto de Lei que estabeleceu normas para a realização de eleições nas escolas da Reme. "A partir das eleições tivemos melhorias em tudo, na infraestrutura, no atendimento e os diretores continuarão tendo autonomia", disse o prefeito.
Marçal Filho enfatizou que tão importante quanto a escola estar bem cuidada, limpa e acolhedora é o servidor da Educação receber pais e alunos com carinho, com atendimento de excelência e sempre disposto a prestar a informação correta. “Não vamos solucionar os problemas a toque de caixa, mas podemos melhorar muita coisa com um bom atendimento”, enfatizou Marçal Filho. “Quero que vocês tenham essa consciência que o atendimento de qualidade às pessoas faz roda diferença”, destacou. “Estamos no mesmo barco e o resultado da Educação depende de cada um de nós, da soma de esforços e tenho certeza que vocês estão capacitados para receber nossos estudantes da melhor forma possível e oferecer a eles um ensino público de qualidade”, concluiu o prefeito.
Ele falou que determinou que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) faça a limpeza das escolas e Ceims, para que pais e alunos sejam melhor acolhidos. "A escola é como se fosse a casa de vocês, então continuem a zelar por esses espaços, para que possamos ter educação de qualidade", reiterou o prefeito. Marçal ainda anunciou que a entrega do kit escolar ocorrerá a partir da primeira semana do retorna das aulas.
O secretário José Vicente Tardivo falou que há muito trabalho pela frente e uma das metas da Secretaria e a de traçar medidas que alavanque a pontuação das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Índice é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ele orientou os diretores para que preparem suas equipes para atender bem os pais, orienta-los sobre eventuais dúvidas, encaminha-los para as unidades corretas.
O secretário destacou, ainda, os desafios que os diretores vão enfrentar. “Nós precisamos construir uma parceria muito grande para enfrentar o problema de gestão de vagas e estamos procurando soluções para o déficit de vagas, sobretudo de Educação Infantil e pré-escola”, argumentou. “Os governos anteriores não se organizaram para atender a demanda de alunos e temos que encontrar alternativas para atender nossas crianças”, ressaltou. “Temos que fazer um planejamento estratégico para abrir novas salas de séries iniciais em 2026”, completou.
A principal novidade desse ano letivo está sendo a pré-matrícula. Com a descentralização, pais e responsáveis dos alunos têm a oportunidade de fazer a inscrição pela internet, nas escolas ou na Central, localizada no auditório da Prefeitura, na Coronel Ponciano. A primeira fase da pré-matrícula na Rede Municipal de Ensino prossegue até o dia 17 de janeiro. O ano letivo terá início em 10 de fevereiro.
A Câmara de Dourados aprovou, durante sessão ordinária desta segunda-feira (18), três projetos de lei. Entre e...
A Prefeitura Municipal, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Dourados), reuniu nesta quarta-feira (12),...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...