Fabio Luis defende concurso público de arquitetura para revitalização do Parque Arnulpho Fioravanti
Preocupado com as necessidades de revitalização do Parque Arnulpho Fioravanti, localizado atrás do Shopping Av...
O Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM, através do Departamento de Projetos Ambientais e do Setor de Educação Ambiental, realizou uma na última quinta-feira
O Instituto do Meio Ambiente de Dourados - IMAM, através do Departamento de Projetos Ambientais e do Setor de Educação Ambiental, realizou uma na última quinta-feira atividade de identificação de espécies arbóreas encontradas na Trilha do Parque Arnulpho Fioravanti com os alunos da 7ª série da Escola SESI, com a finalidade de comemorar o Dia da Árvore.
Para a ocorrência da visita com os alunos, os profissionais do IMAM mapearam sete espécies arbóreas representativas na região do percurso da trilha do Parque Arnulpho Fioravanti. Para a atividade de identificação de espécies, foi desenvolvido pela engenheira florestal Marília Pizetta, uma chave de identificação dendrológica, que objetiva, por meio de características específicas de cada árvore, como folhas, pecíolos e frutos, a possibilidade de identificar determinada espécie arbórea.
Antes de iniciar a trilha, o gestor ambiental Wanilton Finamore Neto abordou as principais características ambientais do parque com os alunos, especialmente a importância da preservação e manutenção de áreas verdes urbanas. Coube salientar aos estudantes que, o Parque Arnulpho Fioravanti, caracteriza-se por abrigar 04 nascentes que formam o Córrego Paragem, observando a importância das árvores como componente do ciclo hidrológico.
No percurso da trilha, formaram-se grupos de alunos, que foram desafiados a identificar cada uma das 07 espécies propostas na chave de identificação dendrológica. Após a correta identificação, os alunos auxiliaram os monitores a afixarem as placas de identificação em frente às árvores, essas placas trazem informações mais detalhadas sobre a espécie arbórea, como nome popular, nome científico, os biomas de ocorrência além de disponibilizar um QRCODE que, por meio da leitura de um aparelho celular, encaminha o munícipe às informações mais detalhadas de cada espécie.
É de suma importância ressaltar o sucesso de ações pontuais como a executada pelo IMAM no município de Dourados, promovendo a interação e participação dos alunos com áreas verdes, aflorando o sentimento de sensibilização ambiental dos estudantes das mais diversas idades, auxiliando na formação do caráter voltado à conservação desses espaços.
Fotos: IMAM/Assecom
Alunos do ensino fundamental com apoio de técnicos do IMAM identificam espécies da flora em trilha do Parque Arnulpho Fioravanti
Preocupado com as necessidades de revitalização do Parque Arnulpho Fioravanti, localizado atrás do Shopping Av...
Abril é o mês marcado pela cor azul que aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e uma lei de autoria do...
Começou na última segunda-feira (11) o período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Gros...
Para a melhoria do atendimento na área da saúde e também da infraestrutura urbana em Naviraí, o Governo de Mat...
Incêndios em comunidades pantaneiras
Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar...
A alta demanda por profissionais de saúde e a estabilidade do sistema público espanhol têm atraído cada vez ma...
Dezembro está chegando e sempre vem aquela pergunta: já está na hora de montar a Árvore de Natal? Porque pela...