Educação redistribui estagiários da educação infantil
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação, tem reorganizado os quadros de estagiários e pro...
Contação de estórias foi uma das atividades do III Festeid, que lotou o auditório 9 do Centro Administrativo Municipal
Teve início na manhã desta quinta-feira (25) o III Festeid (Festival da Educação Infantil de Dourados). A ação ocorreu no auditório e no pátio da Prefeitura de Dourados e tem sequência a partir das 14h nos mesmos locais. O Festival tem continuidade na quinta-feira (26) durante todo o dia e à noite no Espaço Esperança (Rua José de Alencar, esquina com Weimar Torres).
É estimado que 4 mil crianças estejam participando das atividades. De acordo com Cláudia Marinho Noda, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil Municipal, os 39 Ceim’s do município confirmaram participação.
O Festival teve sua primeira edição em 2016 e diante da aceitação foi ampliado neste ano. A coordenadora ressalta que a proposta é colocar as crianças como “protagonistas” e envolver também os profissionais.
O trabalho lúdico é destacado por ela. “As atrações foram pensadas com muito carinho; todas serão especiais e teremos a participação do Edinho Paraguassu, professor que tem uma proposta brilhante de ludicidade”, disse.
Edinho Paraguassu citou a satisfação de acompanhar a atividade e disse que a Educação Infantil não tem sentido se não promover o “brincar” como forma de integrar o aluno e compartilhar conhecimentos.
Ele ressaltou a importância da gestão investir em ações como o Festeid. “Na Educação Infantil, o brincar tem que ser parte do processo. Percebo com alguns professores a importância dessa ação, que está na terceira edição. Poucos lugares do Brasil valorizam a Educação Infantil como está acontecendo em Dourados e isso merece ser parabenizado”, ressaltou.
Joana D’arc Castilho, coordenadora do Ceim Sara Penzo, falou sobre como a ação agrega em cultura e conhecimento. “É um momento que vai ficar registrado; integra as crianças e é muito importante para eles, principalmente para aquelas que não têm acesso a essas ações continuamente, daí a ideia de trazê-las para ver uma peça de teatro, brincadeiras diferentes; é especial”, disse.
A valorização da Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica e com a garantia do desenvolvimento integral de cada criança foi enfatizado como marco da gestão Délia Razuk pela coordenadora Claudia Marinho Noda.
“A nossa prefeita Délia Razuk apoia imensamente essa ação e junto ao secretário de Educação Upiran Gonçalves nos dá toda base para projeto estes”, citou enfatizando ainda a oferta de formações continuadas para os profissionais da área.
Além da sexta-feira (25), o Festeid terá sequência no dia 10 de novembro, em escolas municipais, Ceim’s e no Parque Rego D’agua.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação, tem reorganizado os quadros de estagiários e pro...
A taxa de frequência na educação infantil brasileira aumentou em 10 anos. A porcentagem de crianças entre 4 e...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...