Cordelista Aurineide Alencar estaciona sua Kombi para lançamento de 10 novos cordéis infantis
A Literatura de Cordel, conhecida por ser uma das expressões artísticas mais populares do Nordeste do Brasil t...
Em Dourados desde 1998, Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, 56, realizou um sonho, resultado de anos de experiência na área da educação. A professora e escritora inaugurou a primeira Cordelteca Itinerante do Estado, uma Kombi personalizada e adaptada para ‘transportar’ culturas nordestinas e sul-mato-grossenses.
“Quando eu me aposentei, eu pensei em fundar uma Cordelteca, pelo fato de ser apaixonada por este gênero literário e querer que as pessoas tivessem a mesma oportunidade que eu tive, visto que é um estilo tão maravilhoso, capaz de transmitir conhecimentos de forma simples e barata”, explicou a educadora.
A ideia nasceu após Aurineide ir morar em uma sitioca em Dourados há aproximadamente três anos, região distante da área central da cidade. Pensando em uma forma de levar e exibir seus cordéis em qualquer lugar que desejar ela fez empréstimos e comprou uma Kombi.
Com recursos adquiridos através de editais públicos, conseguiu reformar o veículo. Já a bonita e original decoração foi feita através da xilogravura do artista Jeferson Campos, de Natal (RN).
A Cordelteca conquistou o primeiro lugar no Concurso de Poesia do Projeto Literário da Fetems – (Crédito: Simted Dourados)
“Eu disse a ele que queria representar o MS, já que o meu objetivo é unir nossas culturas. Portanto, os desenhos são de jacaré, onça, arara, tereré, indígenas, etc”, contou Aurineide, nascida em Catolé do Rocha, Estado do Paraíba e moradora em Mato Grosso do Sul desde os 18 anos de idade.
Atualmente, a Cordelteca Itinerante conta com um acervo de aproximadamente 1.500 títulos clássicos e contemporâneos. São autores de toda parte do Brasil, além dos cordéis de autoria da própria Aurineide que somam 111 folhetos, cinco livros físicos e dois ‘E-books’.
Como o maior objetivo da professora paraibana é proporcionar a união das culturas dispersas pelo país, a maioria dos cordéis escritos pela Aurineide são referentes aos hábitos, culturas e imagens que caracterizam Mato Grosso do Sul.
Atuando por muitos anos em escolas estaduais em Dourados, a professora percebeu que conteúdos considerados ‘entediantes’, passaram a ficar mais interessantes quando transformado em cordéis, que são folhetos contendo poemas populares escritos em forma de rima e por vezes acompanhados de ilustrações.
“Eu aprendi a gostar da Literatura de cordel ainda na infância, já que esta cultura é atuante em todos os lares nordestinos, até hoje. E como eu gosto demais e sempre criava e escrevia [...]. Eu via que era mais fácil do aluno entender a matéria e fui fazendo, fazendo”, disse a cordelista.
Aurineide Alencar já publicou os livros "Nas veredas do cordel", "Vida e versos", "Mato Grosso do Sul nas asas do cordel", "Pescador de cantos" e "Embrenhando-se em cordel". Mais de cem folhetos de cordéis e quinze desafios com a escritora e poetisa Odila Schwingel Lange, com quem forma a dupla "Oxente e Tchê!".
A apresentação da Kombi, foi feita em um pré-lançamento em 2019, mas em virtude da pandemia de coronavírus ficou parada e no dia 20 de dezembro de 2021 foi feita uma festa do lançamento oficial. Com comidas típicas e brincadeira folclórica do Nordeste.
Agora em 2022, é que ela está pronta para levar cultura às feiras artesanais, escolas e encontros dos mais diversos.
Contato com a autora: [email protected]/(67) 9 8116-1982.
A Literatura de Cordel, conhecida por ser uma das expressões artísticas mais populares do Nordeste do Brasil t...
A cordelista Aurineide Alencar, natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, e douradense de coração, está prestes...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...