 
        
                Dia Mundial da Água tem plantio de árvores ao longo do córrego Jaguapiru
Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, data estabelecida pela ONU (Organização da...
Ação visa reforçar a importância da preservação de nascentes, córregos e mananciais, e acontece em parceria com o projeto Nascente Viva Yvu Oikoveva
Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. Em alusão à data, o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), promoveu, em parceria com o projeto Nascente Viva Yvu Oikoveva, plantio de cerca de 100 mudas de árvores nativas e frutíferas às margens do córrego Córrego Jaguapiru. Dezenas de alunos da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú e da Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka Marçal de Souza participaram da atividade.
O Dia Mundial da Água faz parte do calendário oficial de atividades do Imam, que busca realizar ações com foco no uso racional, conservação dos ambientes aquáticos e preservação. “Essa atividade é uma demanda da comunidade indígena e em contrapartida a gente promove a interação com os estudantes na prática. Isso é importante para fomentar a conservação de toda a cadeia da água, desde a nascente, as condições dos rios e córregos, o seu tratamento para o consumo, a distribuição, tratamento do efluente e novamente o seu retorno para os rios”, explica o diretor de Educação Ambiental do Imam, Ítalo Ribeiro.
Ele também salienta que ações como a de hoje reforçam o conteúdo, trazendo também padrão lúdico com caráter social e cultural. “A dimensão ambiental não está dissociada dessas outras”, conclui Ribeiro.
 
            Um dos fundadores do projeto Nascente Viva Yvu Oikoveva, o professor Catejano Vera lembra que a iniciativa começou em 2018, partindo da necessidade vista pela comunidade para preservar a área das margens do córrego Jaguapiru, na Reserva Indígena de Dourados. “Estávamos preocupados porque essa água na região poderia acabar. Decidimos fazer algo perto da nossa comunidade e que envolve as escolas, além de ajudar na promoção da pesquisa científica”. Atualmente, segundo dados da equipe, mais de 16 mil árvores já estão plantadas.
“Ações como a de hoje mostram a maturidade do nosso projeto com a presença do Imam e vários professores, o público de fora também vê o resultado com o que podemos chamar de nossa pequena floresta. Dá uma sensação de dever cumprido ver que tudo está evoluindo e sendo repassado para os alunos Rede Municipal e Estadual que também crescem com essa consciência”, completa Catejano Vera.
 
 
 
Programação
As atividades organizadas pelo Imam, em alusão ao Dia da Água, continuam nesta semana. Na quinta-feira (23), às 8h e às 13h30, estudantes do ensino fundamental da Eescola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru, participam de palestra ministrada pelo Prof. Ms. Cajetano Vera com o tema “Por que o Dia Mundial da Água? O que fazer?”.
A mesma palestra será repetida na sexta-feira (24), às 9h e às 15h, para alunos do ensino médio da na Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka Marçal de Souza, na Aldeia Jaguapiru.
 
        
                Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, data estabelecida pela ONU (Organização da...
 
        
                A Prefeitura de Dourados, por meio do Imam (Instituto do Meio Ambiente) procedeu nesta sexta-feira (21) com du...
 
        
                É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
 
        
                A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
 
        
                A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
 
        
                As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
 
        
                A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...