
População adere ao mutirão da prefeitura para coleta de resíduos no Canaã I
Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (17), durante o lançamento do mutirão de coletas de resí...
Curso de formação que será ministrado pela Diretoria de Ensino da GM com o apoio do Imam
A Prefeitura de Dourados, através da Guarda Municipal e do Instituto de Meio Ambiente (Imam), ministrará de 8 a 12 de abril, um curso de formação para Guardas Municipais Ambientais com o objetivo de capacitar individualmente os integrantes do efetivo para formar o Pelotão Ambiental da GM.
Prevista no artigo 71, inciso IX, alínea ‘o’, da Lei Complementar n° 121 de 2007, a Guarda Municipal Ambiental teve estabelecidas as normas de funcionamento do curso de formação que será ministrado pela Diretoria de Ensino da GM com o apoio do Imam.
“Nosso objetivo é capacitar os integrantes da Guarda Municipal de Dourados para exercer a função, com o suporte técnico”, disse o comandante Divaldo Machado de Menezes.
O curso será ministrado para integrantes do efetivo, voluntários para exercer a função de Guarda Ambiental, no limite de 25 vagas. O conteúdo do curso será de aulas expositivas teóricas, de legislação específica e conhecimento técnico, complementado com estágio no IMAM.
O curso terá carga horária de 68 horas/aula. As aulas teórico-técnicas ocorrerão no auditório do quartel da Guarda Municipal, com 48 horas/aula. A complementação com o estágio será no Imam, com total de 20 horas/aula, sendo obrigatória a presença dos alunos nas atividades.
Os temas abordados nas aulas serão áreas protegidas, Lei de Uso e Ocupação do Solo (ocupação irregular do solo), zonas especiais de interesse ambiental, áreas de preservação permanente, legislação ambiental com ênfase na fiscalização, resíduos sólidos (descarte irregular de resíduos e resíduos contaminados, perigosos, tóxicos, químicos, resíduos de serviços de saúde, industriais que exijam gerenciamento específico de resíduos), formação de lixões isolados, queimadas, poluição sonora, combate a incêndios florestais e em lotes baldios e urbanos, crimes contra a fauna, bioma mata atlântica, arborização urbana, crimes ambientais e responsabilidade civil, licenciamento ambiental, entre outros.
Foto: A. Frota
Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (17), durante o lançamento do mutirão de coletas de resí...
Em pouco mais de 45 dias de governo, a gestão Marçal Filho está promovendo uma revolução no cuidado com Dourad...
A tarde desta segunda-feira (14) foi marcada por um evento especial em Dourados: a soltura de 2,5 toneladas de...
A 1ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados, já se aproxima e as atrações esportivas também se...
A Prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, 17 de abril, e, considerando os feriad...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação...
De acordo com Stella Martins, especialista em dependência química da área de Pneumologia no Hospital das Clí...