Cristiano Ronaldo abre um restaurante no Brasil com receitas portuguesas
Uma cozinha portuguesa com certeza. O craque português Cristiano Ronaldo abriu um restaurante no Brasil com r...
O conteúdo do curso também contribui para a geração de renda, pois possibilita o início do próprio negócio por meio da fabricação e comercialização dos produtos
Mesmo sendo uma fruta sempre presente na mesa dos brasileiros, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios da banana para a saúde e não imaginam a grande variedade de receitas que pode ser feito com ela. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar criou o ‘Curso de processamento caseiro da banana’, que aconteceu na semana passada em Dourados com a parceria do Sindicato Rural e o apoio da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB.
O conteúdo abordou, além de boas práticas alimentares e o manejo adequado, deliciosas receitas feitas com a banana e também com a casca.
Maria Cristina Sartori, instrutora do curso, falou do seu objetivo. “O principal objetivo do curso foi ensinar o preparo caseiro de diversas receitas doces e salgadas utilizando a banana, fornecendo todas as orientações, definições, padrões, manipulação, entre outras técnicas. Na parte salgada, entre os pratos elas aprenderam alguns que utilizam a casca da banana, como um molho para macarrão e farofa. Ainda, destaco a biomassa que é muito nutritiva e pode ser utilizada tanto para pratos doces ou salgados”, disse.
O conteúdo do curso também contribui para a geração de renda, pois possibilita o início do próprio negócio por meio da fabricação e comercialização dos produtos. Além disso, também conscientiza para a redução do desperdício, por exemplo com o aproveitamento da casca da banana, que geralmente vai para o lixo.
A aluna Luciana Martins de Souza, de 43 anos, elogiou o aprendizado. “Foi muito produtivo, aprendemos receitas que não sabíamos que podiam ser feitas com a banana e isso foi uma experiência muito maravilhosa. A partir de agora, pretendo tanto utilizar as receitas nas refeições de casa e inclusive começar a fazer alguns produtos para vender, para complementar minha renda”, apontou.
Aprender receitas com a casca da banana foi o que mais chamou a atenção da aluna Adriana Souza dos Santos Ribeiro, de 40 anos. “Todo o conteúdo do curso foi maravilhoso! Eu não tinha noção dos benefícios que a banana traz para a saúde e também do tanto de receitas que podem ser feitas com ela. Até então, eu e minha família consumíamos somente a fruta da banana madura e aqui aprendemos a utilizar ela verde e também a casca, que todos jogam no lixo. Vim aprimorar meus conhecimentos, pois já atuo no ramo de confeitaria e a partir de agora, pretendo fazer novos produtos para comercializar e gerar mais renda”, falou.
Embasada também no Manual de Segurança para Manipuladores de Alimentos, Maria Cristina ensinou a produzir chips e farinha de banana verde, brigadeiro, bolo, doces, biscoitos, rapadura tipo tijolinho, tudo à base de banana.
O destaque, segundo as alunas, foi dado a sobremesa banana rica, o bife à milanesa feito da casca da banana e do licor de banana. Além disso, elas aprenderam também a produzir pudim, sorvete, rosquinhas, tortas e farofa do fruto.
O curso foi gratuito e aconteceu de 3 a 5 de março na AABB. No final das atividades, todas as participantes receberam certificado com carga horária de 24 horas.
Uma cozinha portuguesa com certeza. O craque português Cristiano Ronaldo abriu um restaurante no Brasil com r...
Hoje vamos dar 4 receitas de esfoliantes caseiros simples e naturais, que podem dar à pele um aspecto natural...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...