
Hospital da Vida é selecionado entre 12 no país para projeto do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde selecionou o Hospital da Vida de Dourados para participar do Projeto “Qualiti Hospitalar...
Pesquisa inédita revela hábitos de consumo e especialista explica como o cacau pode impactar o humor e o coração
Um estudo inédito da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revela que 59% dos brasileiros gostam de chocolate, sendo que 36% afirmam gostar muito. Outros 41% consomem o alimento ao menos uma vez por semana, o que reforça a forte relação dos brasileiros com o doce.
Mas o que nem todo mundo sabe é que, se consumido com moderação e na versão certa, o chocolate pode trazer benefícios para a saúde. “O chocolate é um antioxidante rico em flavonoides, e tem efeitos positivos na prevenção de doenças cardiovasculares. O mais indicado é o chocolate com 70% de cacau ou mais, porque é justamente o cacau que concentra os compostos bioativos benéficos”, explica a nutricionista Izabel Campelo, professora da Estácio.
A preferência pelo chocolate tem perfil bem definido: os que mais gostam moram na região Sudeste (42%), são mulheres (46%), têm entre 18 e 24 anos (53%) e renda familiar acima de cinco salários mínimos (42%). Já entre os que afirmam não gostar, predominam homens (22%), pessoas com mais de 60 anos (30%) e moradores do Nordeste (29%).
Segundo a professora Izabel, o ideal é consumir entre 20 e 30 gramas, preferencialmente não todos os dias. Além disso, é importante observar a lista de ingredientes: quanto menos aditivos como corantes, aromatizantes e conservantes, melhor. “Esses ingredientes tornam o chocolate um alimento ultraprocessado, que deve ser evitado no consumo cotidiano”, reforça.
O chocolate amargo também tem efeito sobre o humor. Isso acontece porque ele contém triptofano, substância precursora da serotonina, conhecida como o “hormônio do bem-estar”. “A serotonina é um modulador de humor. Por isso, consumir um pedacinho de chocolate pode, sim, trazer sensação de prazer e conforto”, complementa Izabel.
A dica para celebrar a data sem culpa é simples: escolha um chocolate com alta concentração de cacau, em pequenas quantidades, e aprecie com consciência. Afinal, prazer e saúde podem, sim, caminhar juntos.
O Ministério da Saúde selecionou o Hospital da Vida de Dourados para participar do Projeto “Qualiti Hospitalar...
O café, companheiro inseparável de milhões de brasileiros, está pesando cada vez mais no bolso. De acordo com...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania, realiza nesta quinta e se...