
Prefeitura participa de celebração do Dia do Exército Brasileiro
Uma solenidade na manhã desta sexta-feira (11) na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, em Do...
Ocasião é celebrada no país por causa de sua importância religiosa e a reunião entre familiares
A celebração da Páscoa é uma das mais expressivas no Brasil. Não apenas por atrair crianças ansiosas por chocolates, como também por promover a reunião entre familiares.
A ocasião tem um papel fundamental para os cristãos, sendo considerada uma das datas mais sagradas. Para além do simbolismo de união entre as pessoas, transmite valores de paz e prosperidade.
Em meio às comemorações, ocorre a troca de guloseimas, como ovos e barras de chocolate, além de outras delícias tradicionais, como a colomba pascal.
A data da Páscoa é tradicionalmente calculada levando em conta aspectos astronômicos. O critério decisivo para essa definição é a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul.
Dessa forma, se a primeira lua cheia após o equinócio ocorre depois do domingo, a Páscoa sempre é celebrada no domingo seguinte. No ano de 2024, a primeira lua cheia após o equinócio está prevista para segunda-feira, dia 25 de março.
O domingo de Páscoa é uma comemoração da ressurreição de Jesus Cristo após a sua morte, que ocorreu na Sexta-feira da Paixão. De acordo com relatos bíblicos, foi nesse dia que Maria Madalena descobriu o túmulo de Jesus vazio, simbolizando a sua ressurreição.
A partir desse evento, o Calendário Romano foi dividido em duas eras distintas: Antes de Cristo (a.C.) e Depois de Cristo (d.C.), uma divisão temporal que ainda é adotada nos dias de hoje. Essa demarcação na contagem do tempo destaca a relevância da vida e do legado de Jesus Cristo na história e na cultura ocidental.
Na narrativa bíblica, a Sexta-Feira Santa é identificada como o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e faleceu. O motivo para essa punição estava relacionada à sua oposição à política estabelecida e ao modo de vida de seu povo em Jerusalém.
Para quem planeja organizar uma viagem, reunir a família ou adquirir presentes, é essencial estar informado sobre as datas e se haverá feriados.
Segundo o calendário de 2024, a Semana Santa terá início em 24 de março, encerrando-se uma semana depois, em 31 de março. Dessa forma, a Sexta-feira Santa, também conhecida como sexta-feira da paixão, será observada em 29 de março.
O domingo de Páscoa, em 2024, ocorrerá em 31 de março, marcando o final da Semana Santa.
Na legislação brasileira, a Sexta-Feira Santa é estabelecida como um feriado nacional. No entanto a celebração não tem uma data fixa no calendário, sendo determinada por eventos astronômicos.
Por outro lado, a Páscoa não é considerada um feriado nacional no Brasil. Mas, muitas categorias e setores estabeleceram acordos para folga no domingo de Páscoa. Segundo informações da Central Única dos Trabalhadores (CUT), é possível estabelecer acordos coletivos para que todos possam ter folga nesse dia e, se necessário, compensar essas horas de trabalho posteriormente.
Normalmente, a Quinta-Feira da Paixão (data que antecede a Sexta-Feira Santa) é considerada um dia de trabalho regular. Como o feriado é apenas na sexta-feira, não haverá um período de folga contínuo.
Uma solenidade na manhã desta sexta-feira (11) na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, em Do...
Para voluntários e pessoas atendidas pela Casa Satine - República de Acolhimento, Clínica Social e Espaço Cul...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação...
De acordo com Stella Martins, especialista em dependência química da área de Pneumologia no Hospital das Clí...
A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não se limita a leis no papel ou campanhas pon...
A 7ª edição da Feira do Panamá, que celebra a Páscoa e o mês dos Povos Originários, terá uma participação dife...
O café, companheiro inseparável de milhões de brasileiros, está pesando cada vez mais no bolso. De acordo com...