Campanha "Não dê esmola; promova a cidadania" intensifica ações em Dourados
A campanha "Não dê esmola; promova a cidadania" inicia a segunda fase neste mês de julho em Dourados, dentro d...
A ação integrada reuniu UPA, estagiários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Hemocentro de Dourados
A ação integrada promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em parceria com estagiários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Hemocentro de Dourados cadastrou 33 novas pessoas como propensas doadoras de medula óssea.
A ação, que tem por objetivo estimular o cadastro e doação de medula óssea, fez as coletas na manhã desta segunda-feira (12) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados. Os interessados preencheram um cadastro e deixaram 5 ml de sangue, se tornando parte do cadastro nacional de doadores. O tema do evento foi “Doe Medula, Você Também Salva Vidas”.
Conforme a enfermeira Deise Cristina da Silva, responsável pelo núcleo, o resultado obtido com a campanha em apenas um período desta segunda-feira, é muito positivo. “Gostaríamos de agradecer aos funcionários da UPA e à população que compareceu para prestigiar esta atividade. Encontrar uma medula compatível para doação acontece uma vez a cada 100 mil no mundo. O cadastro é muito importante neste contexto”, explicou.
Deise ressalta que, em Mato Grosso do Sul, são mais de 16 mil doadores cadastrados desde 2007 e em 6 oportunidades a medula foi compatível nestes anos. Em Dourados, só em 2018, duas vezes o doador foi compatível. “Se levar em conta que é um caso a cada 100 mil, temos um índice muito bom”, comemorou.
Ocorrendo em parceria com acadêmicos de enfermagem da Uems, a campanha emocionou uma pessoa em especial: Tatiane André. Com um irmão que necessita de doação, ela solicitou a uma colega do curso que buscasse junto à gerência da UPA a possibilidade de realizar a campanha. “Muitas pessoas não tem noção de que podem salvar uma vida. Por isso estamos aqui com esta campanha e eu agradeço à Prefeitura de Dourados, Hemocentro e a minha colega de curso na Uems”, disse a jovem, que se formou este ano.
CONTINUIDADE
Segundo a enfermeira Deise, a população interessada que não pode comparecer à UPA na manhã desta segunda-feira, pode comparecer ao Hemocentro de Dourados, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 12h.
Foto: A. Frota
Atividade da campanha “Doe Medula, Você Também Salva Vidas” movimentou a UPA na manhã desta segunda-feira
A campanha "Não dê esmola; promova a cidadania" inicia a segunda fase neste mês de julho em Dourados, dentro d...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou na manhã dest...
Quem imaginaria que uma DJ idosa, de 81 anos, se tornaria uma das mais cogitadas das pistas de dança, inclusiv...
O distrito de Vila Formosa, em Dourados, começou a receber nesta terça-feira (11) o mutirão de atendimentos do...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou na edição desta terça-feira (1...
Imagina um plástico biodegradável mais resistente do que o plástico comum e feito a partir do bambu. Ele exist...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Fundação de Espor...