
Frequência na educação infantil aumenta para 84,3%
A taxa de frequência na educação infantil brasileira aumentou em 10 anos. A porcentagem de crianças entre 4 e...
Uma das metas é controlar a frequência e pontualidade dos servidores com mais rigor
Com uma gestão inovadora, a Mesa Diretora da Câmara de Dourados sempre buscou dar mais credibilidade e transparência às atividades desenvolvidas na Casa de Leis. Uma das metas é controlar a frequência e pontualidade dos servidores com mais rigor. Para isso, a presidente do Legislativo, Daniela Hall (PSD), implantou o sistema de registro eletrônico biométrico de ponto, que funcionará, em caráter experimental, a partir desta quarta-feira (21).
A coleta de biométrica será realizada durante todo o expediente de hoje (20), na recepção da Câmara, até o dia 30 de novembro, assim osservidores comissionados e efetivos que comprovavam a frequência através de assinatura em folha de ponto, passarão a identificar a chegada e saída no relógio de ponto, que será habilitado para funcionar apenas pelo sistema de biometria, realizando a leitura das impressões digitais.
Segundo Daniela, a medida busca não somente manter o compromisso com a transparência, mas também garantir a efetividade na prestação de serviços de qualidade. "Nesta administração buscamos pela valorização do servidor público municipal, um exemplo disso foi a parceria realizada com o IFMS que instituiu curso de capacitação ao nosso quadro efetivo, sem custos para a Câmara Municipal de Dourados. Então, estamos sempre prezando por qualidade e entendo que a implantação do ponto eletrônico será benéfica para todos. Além de exigir maior lisura e agilidade nesse controle de frequência irá garantir os direitos dos servidores", afirma.
Daniela esclarece que o equipamento adotado é de total confiabilidade, uma vez que o reconhecimento é feito por digitais. "O aparelho Control ID proporciona três tipos de identificação: cartão, senha e biometria. Escolhemos o último por entendermos que ele não permitirá nenhuma forma de burlar o sistema", esclarece.
Para a servidora comissionada, a recepcionista Mariana Santana Mendes, o controle de frequência por meio do ponto eletrônico organiza de maneira eficaz toda a jornada de trabalho do servidor. "No meu setor trabalhos em diversos horários e o ponto facilitará tanto para o servidor quanto para o departamento responsável em gerenciar as horas trabalhadas, por conta do relatório gerado mensalmente".
Ponto eletrônico
O equipamento Control ID, gerenciado pela empresa Gênesis Controle e Tecnologia, é um equipamento utilizado para automatizar o cálculo das horas trabalhadas diariamente por um funcionário ao longo do seu contrato. Esse monitoramento é realizado pelo Relógio de Ponto registrando os horários de entrada e de saída de cada colaborador na empresa. Ainda, o relógio pode imprimir e emitir comprovantes fiscais para o controle pessoal do funcionário e guarda na memória os dados obtidos para eventuais fiscalizações.
"Toda mudança causa um desconforto, mas tenho certeza que essa iniciativa será comemorada tanto pelos servidores quanto pela sociedade que vem cada vez mais exigindo transparência do gestor e contraprestação aos impostos pagos ao Poder Público", finaliza Daniela.
Foto: Thiago Morais
A taxa de frequência na educação infantil brasileira aumentou em 10 anos. A porcentagem de crianças entre 4 e...
Em respeito à população douradense, a administração municipal esclarece que a operação realizada na manhã dest...
Uma cena inusitada chamou a atenção no fim de semana em Dourados: um carro decorado com balões roxos, latinhas...
A UNIFRON/Faculdade da Fronteira Oeste agradece, com profundo reconhecimento, a presença de todas e todos no S...
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, e o titular da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Weibe Tabeba, condu...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...