
Escola Joaquim Murtinho mantém Muro da Solidariedade para doação de roupas e agasalhos
"Quem precisa, pegue. Quem não precisa, doe". Esta é a frase marcante no muro da escola municipal Joaquim Murt...
"A saída via Porto Murtinho permite que as empresas de trade paguem hoje até R$ 2,00 a mais por saca em função da redução desse custo logístico
Um dos últimos municípios do Estado a ter o acesso pavimentado – em 2003 foi inaugurado o trecho final de asfalto da BR-267, de 213 km -, Porto Murtinho rompe o isolamento histórico para se tornar um dos principais entrepostos comerciais de Mato Grosso do Sul. Ao promover o fomento ao transporte fluvial, como estratégia para escoamento de grãos, o Governo do Estado transformou Murtinho no caminho natural para se chegar ao mercado mundial.
O extremo sudoeste, na fronteira com o Paraguai, saiu da condição de fim de linha para centro de uma rota rodo-fluvial que barateia os custos e potencializa a produção primária de Mato Grosso do Sul no competitivo centro consumidor da Europa e Ásia. Porto Murtinho terá, em breve, quatro portos operando na Hidrovia do Paraguai e, em 2023, será o eixo do corredor bioceânico (Atlântico-Pacífico) por rodovia, com a construção da ponte sobre o Rio Paraguai.
O prefeito da cidade, Derley Delevatti (PSDB), acredita em uma transformação sem precedentes em sua região a médio prazo, beneficiando principalmente a população com a geração de empregos – o fechamento do frigorífico local desempregou centenas de trabalhadores. "O complexo portuário será a nossa redenção", diz. Delevatti pretende reduzir o ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 2% para atrair novos investidores.
Murtinho é o caminho
Ao retomar o transporte fluvial como estratégia para eliminar os gargalos em logística, o Governo do Estado criou em 2015 o Programa de Estímulo à Exportação ou Importação (Proeip), retirando a obrigatoriedade da paridade de exportação para grãos, isentando-a, na prática, de tarifa. O incentivo fiscal turbinou o escoamento do grão pelo rio e viabilizou o terminal portuário de Murtinho, fechado há dez anos por demandas jurídicas e abandono.
"Isso demonstra que a estratégia deu certo e nossos produtos hoje são competitivos lá fora", afirmou Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar. "O Governo do Estado apostou em uma política de transporte que mudou a realidade da região. Porto Murtinho hoje atrai novos investimentos em portos e se prepara para se transformar em um grande polo exportador", acrescentou.
O impulso econômico ao município e o cenário favorável ao agronegócio confirmaram uma tendência mundial: a hidrovia barateia o custo Brasil. A atratividade do Rio Paraguai para os grãos gerou um ganho aos produtores rural. "A saída via Porto Murtinho permite que as empresas de trade paguem hoje até R$ 2,00 a mais por saca em função da redução desse custo logístico. A ideia sempre foi essa e Porto Murtinho nos mostrou isso", avaliou Verruck.
"Quem precisa, pegue. Quem não precisa, doe". Esta é a frase marcante no muro da escola municipal Joaquim Murt...
O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, assinou nesta segunda-feira (14) o co...
Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em...
Uma nova cor, jamais vista antes pelo ser humano, acaba de ser revelada por cientistas das universidades da Ca...
Verdadeiro bom garoto! Um cachorro encontrou e resgatou um menino de apenas 2 anos, que se perdeu da família e...
A deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou nesta manhã (7), durante sessão ordinária da Assembleia Legisl...
Situação que coloca em risco a vida de pessoas e representa prejuízos ao patrimônio público, o furto de placas...