Governo e Prefeitura agendam Caravana de Saúde indígena para junho em Dourados
Está marcada para os dias 29 e 30 de junho e dia 1 de julho, em Dourados, a nova modalidade da Caravana de Saú...
Cerca de 300 voluntários levaram serviços de saúde e odontológicos à população, além de toneladas de doações de alimentos, roupas e calçados
Com apoio da Prefeitura e da Diocese de Dourados, cerca de 300 voluntários da Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida – Missão Univida – ofereceram de forma inteiramente gratuita atendimentos na área da saúde e odontológicos para a população da Reserva Indígena de Dourados.
Durante toda a semana os universitários realizaram os atendimentos, produziram e distribuíram alimentos, realizaram atividades de recreação e fizeram a doação de roupas e calçados.
“Eu só tenho a agradecer, porque nesses 11 anos de missão em Dourados, o momento em que nós tivemos mais apoio foi quando o Alan assumiu. Agora temos a possibilidade de atender a lugares distantes que não tínhamos condição. Agradeço ao Alan Guedes que faz parte desse projeto, a Prefeitura faz parte e apoia o nosso projeto. Nós precisamos de homens como o Alan na política, que nos faz ter esperança de cuidar de quem mais precisa”, ressalta o Padre Eduardo Lima, coordenador do projeto.
A Missão Univida trouxe toneladas de doações, entre roupas, calçados, alimentos, remédios e brinquedos, para serem distribuídos. Também foi realizada parceria com o Hospital do Amor de Dourados que disponibilizou unidade móvel para realização de exames preventivos de mamografia e papanicolau para as mulheres.
Com uma área de 3,5 mil hectares e uma população de cerca de 20 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena, Dourados possui a maior reserva indígena do país, formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó. Desde o início de sua gestão, essa é quarta vez que o prefeito Alan Guedes participa da Missão e desde então tem se empenhado para possibilitar um melhores condições para que os voluntários desenvolvam as atividades.
“Esse é um trabalho magnífico que atende a nossa população indígena de uma forma humanizada. É nítido o carinho que a população tem com os voluntários, como retribuição a todo o trabalho que foi oferecido. Desejo vida longa a Missão Univida e reforço a parceria da Prefeitura com esse projeto que tanto tem feito pela população inídegna de Dourados”, disse o prefeito.
Criada em 2012 pelo Padre Eduardo Lima, da diocese de Jales (SP), a Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida – Missão Univida, reúne universitários e profissionais da área da saúde que se empenham em transformar a vida de populações em vulnerabilidade social na Reserva Indígena de Dourados e também na Amazônia.
“A Univida se propõe a levar jovens universitários a uma vivência extraordinária, colocando-os em contato com populações em risco social, na expectativa que respondam a esta experiência humanitária tornando-se profissionais conscientes de seu papel social”.
Está marcada para os dias 29 e 30 de junho e dia 1 de julho, em Dourados, a nova modalidade da Caravana de Saú...
O prefeito Alan Guedes recebeu do Governo do Estado uma ambulância que irá priorizar o atendimento da saúde in...
O prefeito Marçal Filho participou na tarde desta segunda-feira da abertura do Ano Legislativo e reafirmou o c...
Neste domingo (2), a artista americana, Sabrina Carpenter foi premiada com duas estatuetas na cerimônia do Gra...
Trabalho em equipe entre as Secretarias Municipais de Dourados tem removido árvores que oferecem riscos à popu...
O governador Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu com o prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB) na tarde de sexta...
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) realiza a segunda ediçã...