
Inovação: Senac MS apresenta jogo criado por alunos para combater a dengue
Será lançado nesta sexta (15), o primeiro protótipo jogável do Agente 360: Todos Enfrentam a Dengue, um jogo e...
Iniciativa alia gamificação e realidade virtual para estimular atitudes corretas contra o Aedes aegypti
Foi lançado no primeiro protótipo jogável do Agente 360: Todos Enfrentam a Dengue, um jogo educacional em realidade virtual que promete transformar a forma de conscientizar a população sobre prevenção à dengue. A iniciativa combina inovação tecnológica, aprendizagem interativa e engajamento social, aproximando o público de um tema urgente para a saúde pública.
O projeto nasceu como um Projeto Integrador, reunindo alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac Hub Academy e estudantes da Rede Estadual de Ensino do 3º ano de Assistente de Produção 3D. Em conjunto, eles desenvolveram uma experiência imersiva que simula, em ambiente virtual, situações cotidianas de combate ao mosquito Aedes aegypti, estimulando atitudes corretas de prevenção por meio da gamificação.
Esses alunos integram o quinto itinerário formativo, que oferece ensino profissionalizante integrado ao Ensino Médio. Implementado pelo Senac, o programa conta com instrutores que ministram as aulas diretamente nas escolas estaduais, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para os itinerários formativos. O convênio garante a formação profissional no próprio ambiente escolar e prevê a atuação constante de instrutores do Senac MS nas unidades participantes.
Por dentro - Durante a fase de Pré-Incubação, a equipe aprimorou mecânicas e jogabilidade, integrou sistema de pontuação e ranking online, otimizou cenários e modelagem 3D, implementou controles compatíveis com óculos de realidade virtual Meta Quest 3 e realizou testes para garantir fluidez, realismo e impacto educativo.
O trabalho é coordenado pelo Senac MS, que disponibiliza infraestrutura, suporte técnico, mentoria e acompanhamento pedagógico por meio do Núcleo de Inovação do Hub Academy. O Governo do Estado, por meio da SEMADESC/MS (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), apoia a iniciativa por meio de um convênio entre as instituições, que financia bolsas e fomenta projetos de inovação em diversos municípios.
Para Jordana Duenha, diretora do Senac MS, a iniciativa é um exemplo de como a educação pode gerar impacto real na vida das pessoas. “Quando criamos oportunidades para que nossos estudantes desenvolvam soluções para problemas reais, fortalecemos não apenas o aprendizado, mas também o compromisso com a comunidade. Este projeto mostra que a educação profissional pode ser agente de transformação social, levando conhecimento, tecnologia e cidadania para além da sala de aula.”
Com duração prevista de 10 meses, o desenvolvimento busca transformar o protótipo inicial (MVP) em um produto funcional, validado e pronto para aplicação em ambientes educacionais e comunitários, ampliando o alcance da conscientização e fortalecendo o combate à dengue no Estado. A iniciativa também conta com o apoio da Federação de Esportes Eletrônicos e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FESPMS).
Serviço:
Lançamento do protótipo do jogo Agente 360: Todos Enfrentam a DengueQuando: 15/08, 8hOnde:Senac Hub Academy - R. Francisco Cândido Xavier, 75--Evelise Coutojornalista
Será lançado nesta sexta (15), o primeiro protótipo jogável do Agente 360: Todos Enfrentam a Dengue, um jogo e...
Um trem que não corre pelos trilhos, mas pelas telas. Inspirados no ícone cultural do Trem do Pantanal, alunos...
A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira (10) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa,...
O prefeito Marçal Filho participou na manhã desta sexta-feira (10) de de ação voluntária no Hospital Universit...
Iniciados em setembro, com disputas nas modalidades de vôlei e futsal, nas categorias feminino e masculino, os...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando as ações do Outubro Rosa em toda a...
Uma série de eventos vai movimentar o ecossistema de ciência e tecnologia em Mato Grosso do Sul entre setembro...