
Setembro Amarelo: professor explica que dança pode ser grande aliada da saúde mental
O Setembro Amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, um momento importante para explora...
Psicoterapeuta alerta para sinais de esgotamento e dá dicas práticas para que os professores preservem o equilíbrio no dia a dia.
No próximo 15 de outubro, o Dia dos Professores convida não apenas a celebrar, mas também a refletir sobre um dos maiores desafios enfrentados pelos educadores: o cuidado com a saúde mental. Com rotinas intensas e jornadas que vão além da sala de aula, os professores estão constantemente expostos a pressões que podem gerar ansiedade, estresse e até esgotamento.
Para a psicoterapeuta Daniele Caetano, fundadora da Caminhos da Terapia e da Mentoria Bem Me Quero, o alerta é claro: “Os educadores estão sempre doando energia para os outros. Se não houver um espaço para se reconectar consigo mesmos, o risco de exaustão emocional aumenta significativamente”, afirma.
A especialista destaca três pontos de atenção que podem ajudar professores a preservarem sua saúde emocional:
Criar pausas conscientes – reservar alguns minutos do dia para respirar profundamente, alongar o corpo ou até caminhar ajuda a reduzir a sobrecarga.
Praticar a “alfabetização emocional” – nomear os sentimentos, reconhecer o que gera irritação, tristeza ou alegria e compartilhar isso de forma saudável com colegas pode aliviar tensões.
Construir redes de apoio – professores que contam com colegas de confiança para trocar experiências e dificuldades sentem-se menos isolados e mais fortalecidos.
Daniele lembra que pequenos gestos podem transformar a rotina escolar: “Deixar um bilhete de incentivo na mesa de um colega ou simplesmente perguntar como ele está pode criar um ambiente de acolhimento. O coletivo tem um poder enorme na prevenção do adoecimento psíquico”, reforça.
Mais do que nunca, o Dia dos Professores também deve ser um convite ao autocuidado. “Quando o educador se escuta e se respeita, ele se torna ainda mais capaz de ensinar com o coração inteiro”, conclui Daniele.
DANIELE CAETANO, atua como Psicoterapeuta Individual e Familiar, Graduada em Gestão de Pessoas, Pós-Graduada em Psicologia Organizacional e Pós em Neuropsicologia.
Certificada em Neurofisiologia, Neuroanatomia, Constelação Familiar Sistêmica, Hipnoterapia Clínica, Especialista em Programação Neurolinguística e Grafologia Avançada.
Expertise como Palestrante e Ministra treinamentos para empresas, escolas e igrejas.
Fundadora da Caminhos da Terapia, Voluntária no CVV – Centro de Valorização da Vida.
Instagram: @caminhosdaterapiadc
O Setembro Amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, um momento importante para explora...
A Prefeitura de Dourados convocou 35 novos educadores aprovados em concurso público ao cargo do magistério mun...
A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira (10) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa,...
O prefeito Marçal Filho participou na manhã desta sexta-feira (10) de de ação voluntária no Hospital Universit...
Iniciados em setembro, com disputas nas modalidades de vôlei e futsal, nas categorias feminino e masculino, os...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando as ações do Outubro Rosa em toda a...
Uma série de eventos vai movimentar o ecossistema de ciência e tecnologia em Mato Grosso do Sul entre setembro...