Projeto "Guaviras nas praças e parques" chega ao Terminal Rodoviário e à Praça da Juventude
Com apoio dos técnicos da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), a Prefeitura de Dourados está...
Os resultados são apresentados de acordo com a realidade de cada região
A Fundação MS apresentou, na manhã desta sexta-feira (12), os resultados de pesquisas relativas à safra de soja 2016/2017 para participantes da 53ª Expoagro, em Dourados. As palestras fizeram parte do Seminário de Apoio à Pesquisa Agrícola, realizado em parceria com o Sindicato Rural de Dourados. Foram feitos esclarecimentos sobre novas cultivares de soja, manejo de pragas e doenças, bem como estratégias para adubação, com base nos estudos realizados pelos pesquisadores ao longo do ciclo.
Os resultados são apresentados de acordo com a realidade de cada região, possibilitando que o produtor rural faça escolhas de materiais a serem utilizados conforme a necessidade. O foco das apresentações é levar aos participantes informações que poderão ser colocadas em prática durante o dia-a-dia.
O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, explica que as apresentações representam uma oportunidade para a expansão de conhecimentos e troca de experiências entre produtores rurais e demais profissionais da área. “A ideia é levar resultados efetivos e que auxiliem os produtores na tomada de decisão. As ferramentas existem e o nosso objetivo é fornecer informações atualizadas”, observa.
Um dos pontos abordados durante o ciclo de palestras foi o manejo de pragas e doenças na cultura da soja. De acordo com o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Grigolli, é de extrema importância observar quais produtos utilizar, com a finalidade de evitar problemas na lavoura. “Uma recomendação sempre recorrente ao produtor do grão é monitorar constantemente o plantio”, destaca.
As pesquisas conduzidas pela entidade permitem detectar a possível ocorrência de pragas e doenças nas plantas. A partir do momento em que os focos são encontrados, as equipes de trabalho realizam testes de produtos para a eficiência de controle diante de cada situação.
Outros temas discutidos foram estratégias de adubação para o aumento de produtividade na cultura da soja, por meio de explicações do pesquisador Douglas Gitti; e, em outro momento, os participantes tiveram acesso a resultados de materiais de soja da safra 2016/2017, através de explanação do pesquisador André Ricardo Gomes Bezerra.
Com apoio dos técnicos da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), a Prefeitura de Dourados está...
O Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) distribui, em todas as Unidades Básicas de Saúd...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...
Entre os dias 3 e 12 de novembro, a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado realizam a Caravana da Castra...
Mato Grosso do Sul foi oficialmente criado em 11 de outubro de 1977, há 48 anos. A data ficou marcada por uma...
No próximo 15 de outubro, o Dia dos Professores convida não apenas a celebrar, mas também a refletir sobre um...