
IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é aberta em Dourados
Teve início nesta quarta-feira, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A realiza...
Ampla participação do idosos foi destacada pelos organizadores da conferência, evento fundamental na elaboração de políticas-públicas
A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi aberta na manhã desta quinta-feira (29) no Centro de Convivência do Idoso Maria Martiminiano. Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Publicas”, o evento foi aberto com palestra magna e segue com debates e elaboração de propostas no período da tarde.
A realização é da Prefeitura de Dourados. A conferência é estruturada por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Saúde.
Na manhã desta quinta-feira, o evento teve início com apresentação cultural do Coral da Melhor Idade e uma palestra da pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Márcia Regina Alvarenga. A ênfase foi para o tema central da conferência, a qualidade de vida e o combate à violência contra os idosos.
Dilma Canedo da Silva, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, destacou a ampla participação dos idosos no evento, fundamental para o direcionamento das melhorias ao atendimento do público-alvo e para a garantia dos direitos em geral.
“É um momento extremamente importante e daqui saem propostas que vão embasar definições na Conferência Estadual e, depois, na Nacional, além de ser um momento para se avaliar a efetividade das ações em execução”, disse.
Conforme o secretário de Assistência Social, Landmark Ferreira Rios, a ação é como um “braço” para estas garantias. “Estamos prestigiando a construção das tratativas para melhorar a vida das pessoas da melhor idade. É fundamental a participação efetiva de cada parcela que compõe a conferência”, destacou.
Presente ao evento, o promotor de Direitos Humanos Idoso Portador de Deficiência Infância e da Juventude, Luiz Gustavo Camacho Terçariol, da 17ª Promotoria de Justiça de Dourados, enalteceu a ação para embasar ações com atendimento as demandas existentes. Ele destacou que o Ministério Público tem atuado para garantir os direitos referentes à coletividade do público idoso.
Com a participação dos delegados (representantes eleitos para participar da Conferência a nível municipal ou regional, distrital, estadual e nacional com direito a voz e voto nos grupos e plenárias), convidados, observadores e profissionais que trabalham com o público da melhor idade, a conferência é fundamental na garantia de direitos aos idosos.
Programação da tarde
Durante a tarde desta quinta-feira, o debate é voltado para os eixos, na seguinte ordem: Eixo I – Direitos fundamentais das construção/efetivação das Políticas Públicas, com Carlos Valiente. Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana, terá como facilitadora Marcia Floriano. Eixo III terá como facilitadora Edneuza Guerra e abordará o “ Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa”. Eixo IV, com Danielle Viebrantz Silveira, abordará “Os conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas”.
Foto: A. Frota
Legenda: Conferência contou com ampla participação do público em Dourados
Teve início nesta quarta-feira, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A realiza...
A 2ª Conferência Municipal sobre Segurança Alimentar e Nutricional começou nesta quinta (17) e segue nesta sex...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...